Entrega do título de Pesquisador Emérito do CNPq será nesta terça, dia 9

Acadêmico Sandoval Carneiro Jr. é um dos agraciados com a homenagem

 

Foto: diulgação ANE
Acadêmico recebeu o título pelo conjunto de sua obra científico-tecnológica e por seu renome junto à comunidade científica

 

Será nesta terça, dia 9 de maio, a cerimônia de premiação do título de Pesquisador Emérito 2017 do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). O Acadêmico Sandoval Carneiro Júnior é um dos agraciados com título. A premiação será na Escola Naval da Marinha, no Rio de Janeiro.

O Acadêmico é graduado em engenharia industrial elétrica pela PUC-São Paulo, mestre em Ciências da Engenharia Elétrica pela COPPE/Universidade Federal do Rio de Janeiro e PhD in Electrical Engineering pela University of Nottingham.

Ao longo de sua carreira como professor, ministrou cursos na graduação e na pós-graduação e orientou alunos de mestrado e doutorado. Publicou mais de uma centena de artigos científicos em periódicos indexados e em conferências no Brasil e no Exterior. Participou de diversos projetos de P&D para empresas como Furnas, Petrobrás, ONS, Light e Ampla, entre outras.

Homenageados

O título é concedido desde 2005 a pesquisadores brasileiros ou estrangeiros, radicados no Brasil há pelo menos 10 anos, pelo conjunto de sua obra científico-tecnológica e por seu renome junto à comunidade científica.

Além do Acadêmico Sandoval Carneiro Júnior, mais nove pesquisadores serão homenageadas com o título. São eles: Ângelo Barbosa Monteiro Machado (UFMG), Fábio de Melo Sene (USP), Ingedore Grunfeld Villaça Koch (Unicamp), Jorge de Lucas Junior (Unesp), Jorge Luiz Gross (UFRGS), Jose Arthur Giannotti (Cebrap), Luiz Carlos Bresser Pereira (FGV), Othon Henry Leonardos (UnB), Ricardo de Araújo Kalid (UFSB).

Haverá ainda a entrega do Prêmio Almirante Álvaro Alberto para a Ciência e Tecnologia ao pesquisador Samuel Goldenberg  e  da Menção Especial de Agradecimento ao deputado federal Sibá Machado.