2° Encontro ANE vai debater energia e tecnologia

 

Evento apresentará informações técnicas sobre as mudanças no setor de petróleo e gás, as perspectivas para o armazenamento de energia, além de apontar os caminhos da inteligência computacional e da segurança cibernética em uma sociedade cada vez mais digital

Energia e tecnologia serão os temas dos debates do II Encontro Anual da Academia Nacional de Engenharia (EAANE-II), que será realizado no dia 25 de novembro, no Clube de Engenharia. Nesta edição, o evento terá dois painéis que trarão informações técnicas sobre os assuntos, com o foco em petróleo, armazenamento de energia, inteligência artificial e segurança cibernética.

A abertura será feita pelo presidente da ANE, o engenheiro Paulo Augusto Vivacqua. “O objetivo é discutir questões relevantes para o desenvolvimento industrial do país. Apontar caminhos, mostrar que temos capacidade técnica para alavancar o nosso crescimento. A ideia é contribuir com o debate sobre questões que representam um desafio para a engenharia e para o desenvolvimento da sociedade”, afirma o Presidente.

No painel energia, a primeira mesa vai debater as possibilidades brasileiras a partir da produção de petróleo. Os Acadêmicos Marcelo Gattass, diretor do Instituto Tecgraf/PUC-Rio, e Guilherme Estrella, ex-diretor de E&P da Petrobras, vão abordar o impacto das mudanças do setor de petróleo e gás no desenvolvimento técnico-científico brasileiro e a importância das riquezas naturais para o país.

A segunda mesa será voltada para o armazenamento de energia. O Acadêmico Eduardo Serra, da ES+PS Consultoria, e o engenheiro Carlos Augusto Leite Brandão, presidente da Associação Brasileira de Armazenamento e Qualidade de Energia (ABAQUE), vão trazer o cenário da atual situação do armazenamento de energia, as perspectiva para o setor nos próximos anos e apresentar um estudo do Comitê de Energia sobre o tema.

Na parte da tarde, o painel tecnologia terá como temática inteligência computacional e segurança cibernética. Para falar sobre o assunto foram convidados os especialistas da COPPE/UFRJ, o Acadêmico Luiz Calôba e o professor José Manuel de Seixas, que abordarão o tema a partir das técnicas iniciais e recentes.

Em seguida, haverá o painel “Segurança Cibernética” onde os desafios de uma era cada vez mais digital serão debatidos sobre diversos ângulos. Participarão do debate Roberto Gallo, CEO, Kryptus EED S/A e Coordenador Geral do Comitê de empresas de Informática e Cibernética (ABIMDE); Cristine Hoepers, gerente geral de Centro de Estudos, Resposta e Tratamento de Incidentes de Segurança no Brasil (CERT.br); Vanessa Fonseca, diretora da Unidade de Combate a Crimes Cibernéticos, Microsoft Brasil. Está prevista ainda a participação, via videoconferência, de James F. Kurose, diretor para as áreas de Computação, Ciência da  Informação e Engenharia (CISE), National Science Foundation – NSF, USA.

Serviço

II Encontro Anual da Academia Nacional de Engenharia (EAANE – II)

Data: 25 de novembro de 2016

Horário – 9h às 18h

Local: Clube de Engenharia – Avenida Rio Branco, 124 – Auditório 20º andar

Informações: imprensa@anebrasil.org.br

 

 

 

Programação

8h30 Recepção aos participantes

 

9h00 Abertura – Eng. Paulo Augusto Vivacqua – Presidente da ANE

 

9h30 “O Petróleo e o Desenvolvimento Tecnológico Brasileiro” – Eng. Marcello Gattass –  Membro Titular da ANE, Diretor do Instituto Tecgraf/PUC
10h00 “O Pré-sal e o Desenvolvimento Industrial Brasileiro” – Geólogo Guilherme Estrella –  Membro Titular da ANE, Ex-diretor de E&P da Petrobrás
10h30 Debate com a plateia
10h40 Intervalo
11h00 Apresentação do Comitê de Energia da ANEEng. Jerzy Lepecki –  Membro Titular da ANE, presidente do Comitê de Energia da Academia
11h10 Armazenamento de Energia Situação Atual, Perspectivas e Recomendações” –  Eng. Eduardo Serra – Membro Titular da ANE, Sócio Gerente da ES+PS Consultoria
11h40 Oportunidades e Desenvolvimento de Tecnologias para o Sistema Elétrico Brasileiro” – Carlos Augusto Brandão, Presidente da Associação Brasileira de Armazenamento e Qualidade de Energia (Abaque)
12h10 Debate com a plateia
12h30 INTERVALO PARA O ALMOÇO
14h00 “Inteligência Computacional: Técnicas Iniciais” – Eng. Luiz Calôba – Membro Titular da ANE, Professor do Programa de Engenharia Elétrica da Coppe/UFRJ, membro titular da Academia Brasileira de Ciências (ABC)
14h40 “Inteligência Computacional: Técnicas Recentes” – José Manoel de Seixas – Professor da Coppe/UFRJ
15h10 Debate com a plateia
15h30 Intervalo
16h00 “Segurança Cibernética durante o Ciclo da Vida de Projetos de Engenharia” – Roberto Gallo – CEO, Kryptus EED S/A e Coordenador Geral do Comitê de empresas de Informática e Cibernética (ABIMDE)
16h25 ”Segurança na Sociedade Digital: Novos Desafios, Velhos Problemas” – Cristine Hoepers – Gerente Geral, Centro de Estudos, Resposta e Tratamento de Incidentes de Segurança no Brasil (CERT.br)
16h50 Vanessa Fonseca – Diretora da Unidade de Combate a Crimes Cibernéticos, Microsoft Brasil
17h15 James F. Kurose – Diretor para as áreas de Computação, Ciência da Informação e Engenharia (CISE), National Science Foundation – NSF, USA. (via videoconferência – a confirmar)
17h30 Debate com a plateia
18h00 Encerramento