Embaixada do Canadá homenageia Carlos Lucena e Sandoval Carneiro Jr.  

 

Homenagem da embaixada do Canadá
Padre Pedro Guimarães, Cristina Russi, o reitor da PUC, Josafá Siqueira, a Cônsul Evelyne Coulombe, Sandoval Carneiro, Francis Bogossian (em pé, da esquerda para direita) e Carlos Lucena

 

Evelyne Coulombe, Cônsul-Geral do Canadá no Rio de Janeiro, entregou aos Acadêmicos Carlos José Pereira Lucena (PUC-Rio) e Sandoval Carneiro Junior (COPPE/UFRJ) a Medalha Nobre Parceria do Canadá. Além dos Acadêmicos, a professora Cristina Russi Guimarães Furtado (UERJ) também recebeu a honraria, uma das ações do Governo do Canadá para comemorar os 150 anos do país. O presidente da ANE, Francis Bogossian, compareceu à cerimônia e parabenizou os homenageados.

As medalhas foram entregues durante cerimônia realizada na PUC-Rio, no último dia 7. Após a execução do Hino Nacional Brasileiro e do Hino Nacional do Canadá, a mesa de abertura foi formada pelo reitor da PUC-Rio, padre Josafá Siqueira, S.J., pelo Acadêmico Pedro Magalhães Guimarães Ferreira, S.J., presidente da mantenedora da PUC-Rio, além da Cônsul-Geral do Canadá.

“A PUC está honrada em acolher a homenagem a esses três professores que por diferentes caminhos têm prestado grandes serviços à ciência brasileira em parceria com o Canadá”, disse o reitor. O Acadêmico Pedro Magalhães Guimarães Ferreira, S.J., em sua fala destacou a importância da parceria entre as universidades brasileiras e canadenses.

Antes de entregar as medalhas aos homenageados, Evelyne Coulombe ressaltou que a medalha tem o objetivo de reconhecer àqueles que contribuem de forma significativa com as relações entre Brasil e Canadá e destacou ainda que Educação é um tema prioritário para o país norte-americano.

“Fiquei honrado e surpreso com esta premiação”, disse emocionado o Acadêmico Lucena, que relembrou um pouco de sua história com o Canadá. Em seguida, foi a vez da professora Cristina Russi receber a homenagem. “Este é o reconhecimento a um trabalho que começou há dez anos. Quero agradecer à família, aos amigos, ao governo canadense e a todos os presentes.”

O Acadêmico Sandoval Carneiro também agradeceu a homenagem e destacou que esse era um momento de alegria e tristeza. “Quando cheguei ao Canadá, me tornei amigo da família de quem aluguei uma casa. Exatamente hoje, quando recebo esta homenagem é o velório de um deles. Gostaria de dedicar essa medalha a eles”, finalizou emocionado.

 

LUCENA
O Acadêmico Carlos Lucena recebe a medalha Nobres Parcerias
MESA
A mesa de abertura foi composta pela Cônsul do Canadá, Evelyne Coulombe, pelo reitor da PUC-Rio, Josafá Siqueira, e pelo Acadêmico Pedro Magalhães Guimarães Ferreira

 

PUBLICO
Amigos e familiares compareceram à cerimônia de entrega da medalha Nobres Parcerias
SANDOVAL1
O Acadêmico Sandoval Carneiro Jr. e a Cônsul, Evelyne Coulombe