Francis Bogossian é eleito presidente da Academia Nacional de Engenharia (ANE)

Novo presidente dará continuidade ao trabalho da gestão anterior e intensificará representatividade da Academia

nova
Após a eleição, o novo presidente (à direita) agradeceu a confiança e disse contar com todos para o fortalecimento da Academia

 

O engenheiro, empresário e professor Francis Bogossian foi eleito o novo presidente da Academia Nacional de Engenharia (ANE) na tarde da última quinta, dia 20 de abril. Ele irá substituir o engenheiro Paulo Augusto Vivacqua, que dirigiu a entidade nos últimos seis anos.

A eleição aconteceu durante a Assembleia Geral Ordinária, realizada na PUC-Rio, através de votação secreta. Cerca de 70% dos Acadêmicos votaram diretamente ou por procuração. Após a apuração, Francis Bogossian agradeceu a confiança dos Acadêmicos e informou que dará continuidade ao trabalho realizado pela gestão anterior e vai atuar para consolidar o papel da Academia como referência técnica junto aos governos municipais, estaduais e no âmbito federal.

eleição 2 cópia
A escolha foi por voto direto

Além de Francis Bogossian foram eleitos Flavio Miguez de Mello, para a vice-presidência, e os acadêmicos Alberto Sampaio F. Sayão, Edival Ponciano de Carvalho, Luiz Flavio Autran, Mario Menel da Cunha e Sandra Stehling, para os cargos de diretoria.

Também farão parte da nova administração, como conselheiros fiscais, Arndt Von Staa, Marcelo Gattass e Sandoval Carneiro (titulares) e Carlos Alberto Schneider, Fernando Olavo Franciss e José Eduardo Moreira (suplentes).

Entre os compromissos da nova administração estão: prosseguir na articulação com as demais entidades em defesa da Engenharia Brasileira e da Ciência Aplicada; ampliar a divulgação da capacidade técnica e representatividade profissional da ANE; estimular a produção de estudos propositivos em questões de relevante interesse para o País. O programa da chapa vencedora pode ser consultado em: Programa da chapa Prosseguir – 2017.

FRANCIS BOGOSSIAN

Há 24 anos na ANE, Francis Bogossian é engenheiro civil, com especialização em Mecânica dos Solos, das Rochas e Barragens. Participou da diretoria e conselhos de várias entidades. Foi presidente do Clube de Engenharia, da AEERJ, e da ABMS e Vice Presidente da ABENGE, ANE, CET-FIRJAN – CIRJ e da Sociedade Internacional de Mecânica dos Solos, entre outras. É membro da Academia Brasileira de Educação e da Academia Panamericana Ingenieria.

ACADEMIA NACIONAL DE ENGENHARIA

Fundada em 1991, a Academia Nacional de Engenharia (ANE) conta hoje com 192 membros, de diversos estados do Brasil, que atuam em diferentes áreas da engenharia. A ANE está organizada em comitês temáticos, que analisam a situação do País em diferente setores. Para ser membro titular da Academia é preciso ser apresentado e submetido por um acadêmico ao Comitê de Seleção, aprovado pelo Comitê de Ética, eleito em assembleia geral e ter tomado posse.