A área de Geotecnia da Coppe UFRJ organizou um simpósio para celebrar os 80 anos do professor e Acadêmico Willy Lacerda e os 92 anos do professor Jacques de Medina.  Para comemorar, além do simpósio, que será realizado, nos dias 17 e 18 de março, haverá também o lançamento de dois livros editados com material dos homenageados e artigos de convidados.

 

O evento será realizado no dia 17, das 9 às 17h30, e no dia 18, das 9 às 16h30, no auditório do CT2 " COPPE/UFRJ " Cidade Universitária. As vagas são limitadas e a taxa de inscrição, com direito aos dois livros, custa R$ 100,00.

 

Os homenageados

Willy Lacerda é considerado um mestre da geotecnia. Graduado em Engenharia Civil, com mestrado e doutorado em geotechnical engineering, pela University of California " Berkeley. Atualmente é professor colaborador da COPPE " UFRJ. Tem experiência na área de Engenharia Civil, com ênfase em Estabilidade de Taludes, Orientou mais de 60 teses de doutorado e dissertações de mestrado e publicou cerca de 130 textos científicos. Editou o livro "Landslides:Evaluation & Stabilization", pela Balkema, em 2004, e coordenou o livro "Tormentas cariocas", publicado pela Coppe em 1996, que contou com a colaboração de pesquisadores da Coppe, da UFRJ e de outras instituições estaduais e municipais. Foi Presidente Associação Brasileira de Mecânica dos Solos e Engenharia Geotécnica), atualmente é Sócio Emérito e membro permanente do conselho diretor. Recebeu o título de "Professor Emérito" da UFRJ, em Outubro de 2010.

 

Jacques de Medina é engenheiro civil pela Escola Nacional de Engenharia e concluiu mestrado pela Universidade de Purdue, nos Estados Unidos. Em 1967, ingressou na COPPE onde tornou-se professor titular e criou as disciplinas Mecânica dos Pavimentos e Propriedades Físico-químicas do Solo. Desde 1996, o Laboratório de Geotenia da COPPE leva seu nome. Jacques de Medina é livre docente pela UFRJ desde 1988.

Veja a programação: