Coppe entrega Prêmio Acadêmico 2018

Professor Segen Estefen, da ANE, foi um das agraciados com o título

 

Acadêmico Segen é um dos responsáveis pelo projeto da Usinas de Ondas

A Coppe/UFRJ promoveu no dia 12 de novembro a cerimônia de entrega do 17º Prêmio Coppe Mérito Acadêmico contemplando três docentes que se destacam pela trajetória profissional e contribuição à instituição. Entre os agraciados, o professor Segen Farid Estefen, do Programa de Engenharia Oceânica, membro da Academia Nacional de Engenharia (ANE), recebeu o Prêmio na categoria Lobo Carneiro.

Diretor da Coppe, o Acadêmico Edson Watanabe, destacou o caráter empreender do professor Segen Estefen, por sua trajetória como líder de grandes projetos implantados na instituição. Entre os empreendimentos, mencionou sua participação na implantação do LabOceano, do Centro China-Brasil, do Laboratório de Tecnologia Submarina, da Usina de Ondas, entre outras iniciativas.

Honrado em receber o prêmio que leva o nome do Lobo Carneiro, um de seus professores, no início do mestrado na Coppe, Segen lembrou a importante da atuação de Lobo Carneiro para a criação da Petrobras. O professor falou de sua trajetória, contextualizando-a com períodos da história do Brasil, a exemplo do apagão de 2001, que o motivou a criar, no LTS, o Grupo de Energia Renovável do Mar, dando assim início ao projeto da Usinas de Ondas, como fonte de geração de energia elétrica no país. Apreensivo com o momento atual do país.

Além do Acadêmico Segen, receberam o Prêmio Coppe Mérito Acadêmico 2018 na categoria Giulio Massarani os professores Carolina Naveira Cotta e Helcio Rangel Barreto Orlande, do Programa de Engenharia Mecânica.