CBDB divulga vídeo em defesa das barragens e reservatórios

Vice-presidente da ANE, Flavio Miguez de Mello, colaborou com a produção do vídeo

 

 

O Comitê Brasileiro de Barragens (CBDB) divulgou um vídeo institucional em defesa da construção de barragens e reservatórios. O vídeo, que contou com a colaboração do vice-presidente da ANE, o engenheiro Flavio Miguez de Mello, presidente emérito do CBDB, mostra que as barragens minimizam problemas como enchentes, possibilitam um fluxo médio de água nos rios, garantem o fornecimento de energia e proporcionam a navegação e pesca, entre outros benefícios. A peça, além de esclarecer os benefícios das estruturas, serve como reforço às ações em prol destas obras cruciais para o desenvolvimento nacional. O vídeo  pode ser assistido neste link.

Há cerca de uma década o assunto é debatido pelo Comitê de Energia da Academia Nacional de Engenharia (ANE) que já publicou um position paper a respeito da importância da implantação de reservatórios de regularização com ponderáveis volumes úteis que tragam importantes benefícios energéticos ao setor elétrico nacional. O documento pode ser conferido aqui.

Produzido pela agência Diretoria Cinematográfica, o vídeo tem cerca de cinco minutos de duração. O vídeo, dirigido ao público em geral, é uma resposta e tentativa de esclarecimento sobre o tema à sociedade e às novas gerações. Ele cita que os reservatórios hídricos, por exemplo, ocupam menos de 0,5% do território do Brasil e, além dos múltiplos usos que proporcionam, têm papel fundamental na piscicultura para a produção de alimentos, para a navegação, para irrigação, para o combate às secas, para o saneamento e para o controle de cheias, além da geração de energia elétrica.