Evento, organizado pela Academia Nacional de Engenharia (ANE), acontece na sexta, dia 27, na Escola Superior de Guerra (ESG), na Urca. Especialistas vão debater questões que envolvem o desenvolvimento nacional

 

Mobilidade urbana, energia solar, defesa nacional e ensino de Engenharia são os temas que serão debatidos durante a primeira edição do Encontro Anual da Academia Nacional de Engenharia (EAANEI), que acontece nesta sexta, dia 27, das 8h30 às 17h30, na Escola Superior de Guerra, na Urca. O evento, aberto a convidados, representa uma oportunidade para discutir questões relevantes para a sociedade.

Por meio de painéis, apresentados ao longo do dia, especialistas vão debater a contribuição da Engenharia para o desenvolvimento dessas áreas e para a melhoria do país. "A ANE tem como objetivo despertar em todos os profissionais a importância de uma consciência social e exercer o papel de promotora para o desenvolvimento do Brasil. Por isso, decidimos fazer o encontro para tratar de assuntos que hoje são fundamentais para a sociedade", explica o presidente da ANE, Paulo Vivacqua.

O primeiro painel será "Engenharia e Transporte", apresentado por Paulo Vivacqua, presidente da ANE. Igor Bretas Figueiredo, gerente geral da VLI - empresa especializada em operações logísticas que integram ferrovias, portos e terminais " e Sandoval Carneiro Júnior, Ph.D em Engenharia Elétrica pela University of Nottingham, Inglaterra, professor emérito da UFRJ e membro da ANE, serão os debatedores. Os especialistas vão falar sobre a prevalência no Brasil do transporte rodoviário, face às nossas dimensões continentais e sobre como a racionalização de nossa matriz de transportes, com a participação adequada de ferrovias, navegação e rodovias, resultaria em significativas e benéficas repercussões econômicas e sociais.

O segundo tema será "Engenharia e Defesa", apresentado por Eduardo Brick, e terá como debatedores, o Almirante Mauro Cesar Rodrigues Pereira, ex-ministro da Marinha, e o embaixador Samuel Pinheiro Guimarães, ex-ministro da Secretaria de Assuntos Estratégicos. O painel vai debater as mudanças consideradas necessárias para que o Brasil possa desenvolver e sustentar uma indústria de defesa. Em 2016, os projetos de Estratégia Nacional de Defesa (END), a Política Nacional de Defesa (PND) e o Livro Branco da Defesa Nacional (LBDN) serão revistos.

O painel "Engenharia e Energia Solar" terá como debatedores, Rodrigo Lopes Sauaia - diretor executivo da Absolar - e  Weules Fernandes Correia, responsável pela área de P&D da Enel Brasil. A apresentação será de Eduardo Serra. Os especialistas vão falar sobre o aproveitamento da energia solar no Brasil, que ainda é incipiente para aquecimento de água e para geração de energia elétrica.

 O último debate será a "Formação do Engenheiro", com os acadêmicos Paulo Alcântara Gomes, ex-reitor da UFRJ, e Luis Bevilacqua, fundador e ex-reitor da UFABC. A apresentação será do vice-reitor administrativo da PUC-Rio, Luiz Scavarda. Os especialistas vão apontar as mudanças necessárias para uma educação moderna e falar também sobre a importância de envolver as escolas de Engenharias com o Ensino Médio.

Informações para imprensa:

Andréa Antunes (imprensa@anebrasil.org.br)

(21) 9-8606-8357

 

 

 

 

PROGRAMA"?O:

 

8h30  - Recepção dos participantes.

 

8h50 - Abertura do 1º ENCONTRO ANUAL DA  ANE  pelo Acadêmico de Engenharia  Paulo Augusto Vivacqua, Presidente da ANE.

 

9h às 10h30 - Painel sobre Engenharia e Transporte
Apresentador:  Paulo Augusto Vivacqua (Presidente da ANE)
Debatedores:  Igor Bretas Figueiredo (gerente Comercial da VLI) e Acadêmico de Engenharia Dr. Sandoval Carneiro Junior (Professor Emérito UFRJ).

 

10h30 às 11h - Intervalo para café

 

11h às 12h30 - Painel sobre Engenharia e Defesa
Apresentador: Acadêmico de Engenharia Dr. Eduardo Siqueira Brick (Professor Titular UFF)
Debatedores:  Almirante Mauro Cesar Rodrigues Pereira (Ex-Ministro da Marinha) e Embaixador Samuel Pinheiro Guimarães (Ex-Ministro da Secretaria de Assuntos Estratégicos).

 

12h30 às 14h - Intervalo para almoço

 

14h às 15h30 - Painel sobre Energia Solar
Apresentador: Dr. Eduardo T. Serra (Sócio Gerente da ES+PS Consultoria)
Debatedores:  Rodrigo Lopes Sauaia (Diretor Executivo da ABSOLAR) e Acadêmico de Engenharia José Eduardo Moreira

 

 15h30 às 16h - Intervalo para café

 

16h às 17h30  - Painel sobre Formação do Engenheiro
Apresentador: Acadêmico de Engenharia Dr. Luiz Carlos Scavarda do Carmo (Vice-Reitor Administrativo da PUC/Rio)
Debatedores:  Acadêmico de Engenharia Dr. Paulo Alcântara Gomes (Ex-Reitor UFRJ) e Acadêmico de Engenharia Dr. Luiz Bevilacqua (Fundador e Ex-Reitor da UFABC).

 

17h30 às 18h - Coquetel de congraçamento