Acadêmicos são contemplados com a Ordem Nacional do Mérito Científico

 

 

Durante a reunião do Conselho Nacional de Ciência e Tecnologia (CCT) realizada em Brasília, no 1º de agosto, foi divulgada a lista de novos membros da Ordem Nacional do Mérito Científico e a relação dos que foram promovidos de classe. Entre os contemplados, estão membros da Academia Nacional de Engenharia (ANE). Os Acadêmicos Edgar Dutra Zanotto, Renato Machado Cotta e Virgínia Sampaio Teixeira Ciminelli foram promovidos à Classe Grã-Cruz da Ordem e José Roberto Boisson da Marca recebeu a comenda da Ordem do Mérito Científico da Presidência da República. A entrega das insígnias e do diploma está prevista para outubro, em data a ser definida pelo Planalto. A Ordem Nacional do Mérito Científico é uma ordem honorífica concedida a personalidades brasileiras e estrangeiras como forma de reconhecimento das suas contribuições científicas e técnicas para o desenvolvimento da ciência no Brasil.

O Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) abriu prazo para indicações de candidatos no último mês de fevereiro. Durante 30 dias, diversas instituições ligadas à ciência puderam indicar nomes de candidatos. Em abril, uma comissão técnica, formada pelo MCTIC, pela Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) e pela Academia Brasileira de Ciências (ABC) reuniu-se no Rio de Janeiro para avaliar o mérito de todas as indicações e emitir um parecer para o Conselho da Ordem.

Os Acadêmicos promovidos a classe Grã-Cruz são:

Edgar Dutra Zanotto – Graduou-se em Engenharia de Materiais pela Universidade Federal de São Carlos (1976), é mestre em Física pelo FQSC/ USP São Carlos (1979) e doutor em Glass Science and Technology from the University of Sheffield, UK (1982). Atualmente é professor titular da Universidade Federal de São Carlos e membro titular da Academia Brasileira de Ciências. Tem 37 anos de experiência na área de Engenharia e Ciência dos Materiais.

Renato Cotta – Membro honorário da Sociedade Francesa de Térmica, foi professor visitante de URCA por três períodos, entre 2004 e 2008. Dessa colaboração foram publicados 25 trabalhos assinados pelo professor da Coppe com pesquisadores e professores do Laboratório de Termomecânica, unidade que agrega o Grupo de Pesquisa em Ciências da Engenharia (GRESPI, na sigla em francês). Na Coppe, está à frente de inúmeras pesquisas e coordenou o desenvolvimento do primeiro túnel de vento climático do Hemisfério Sul.

Virgínia Ciminelli – Professora Titular do Departamento de Engenharia Metalúrgica e de Materiais, UFMG. Pesquisadora nível 1A do CNPq. Membro Titular da Academia Brasileira de Ciências. Membro titular do Comitê de Assessoramento de Engenharias de Minas e de Materiais e Metalúrgica do CNPq. Coordena o Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia: INCT – Recursos Minerais, Água e Biodiversidade. Lidera parcerias com muitas Instituições no Brasil e no exterior.

Novo membro na classe Comendador:

José Roberto Boisson de Marca – Formou-se em Engenharia Elétrica, menção Telecomunicações na PUC/Rio e obteve os graus de M.Sc. e Ph.D. em Engenharia Elétrica na University of Southern California, Los Angeles, USA. Em 2014 ele ocupou o cargo de Presidente e CEO do IEEE, a maior organização científico/profissional do mundo. Em 2000-2001 o Prof. Boisson foi Presidente mundial da IEEE Communications Society. Ele foi também o Presidente fundador da Sociedade Brasileira de Telecomunicações.