Acadêmicos receberão homenagem do Consulado do Canadá

 

lucena     sandoval

 

Os Acadêmicos Carlos José Pereira Lucena, PUC-Rio, e Sandoval Carneiro Junior, (UFRJ), serão homenageados pelo Consulado do Canadá. Os professores receberão no próximo dia 7, a medalha Nobres Parcerias, das mãos da Cônsul-Geral do Canadá no Rio de Janeiro, Evelyne Coulombe. A homenagem faz parte da celebração dos 150 anos do Canadá. A cerimônia será nesta quinta-feira, dia 7 de dezembro, no auditório Padre Anchieta, da PUC-Rio.

Carlos Lucena é professor titular do Departamento de Informática e diretor do Laboratório de Engenharia de Software da PUC-Rio. Tem se dedicado a pesquisa e desenvolvimento nas áreas de Engenharia de Software e Sistemas Multi-Agentes. Promove a pesquisa básica, o desenvolvimento tecnológico, a cooperação universidade empresa, e o empreendorismo. É um dos pioneiros da Computação no Brasil e tem uma forte atuação na relação da PUC-Rio com outras instituições de ensino e pesquisa no país e no exterior.

O Acadêmico Sandoval Carneiro Junior é graduado em engenharia industrial elétrica pela PUC-São Paulo, mestre em Ciências da Engenharia Elétrica pela COPPE/Universidade Federal do Rio de Janeiro e PhD in Electrical Engineering pela University of Nottingham. Ao longo de sua carreira como professor, ministrou cursos na graduação e na pós-graduação e orientou alunos de mestrado e doutorado. Publicou mais de uma centena de artigos científicos em periódicos indexados e em conferências no Brasil e no Exterior. Participou de diversos projetos de P&D para empresas como Furnas, Petrobrás, ONS, Light e Ampla, entre outras.