Acadêmico Valder Steffen assume reitoria da Universidade Federal de Uberlândia

 

Há mais de 40 anos na universidade, o Acadêmico Valder Steffen ocupou diversos cargos
Há 40 anos na universidade, o Acadêmico Valder Steffen ocupou diversos cargos na instituição

 

Será realizada nesta quarta, dia 4 de janeiro, às 20 horas, durante a Sessão Solene do Conselho Universitário (Consuni) da Universidade Federal de Uberlândia (UF), a etapa final de transmissão de cargo da instituição. O Acadêmico Valder Steffen Júnior assumirá a reitoria e dará posse à nova direção. Também serão entregues as portarias de nomeação dos outros gestores que compõem a equipe do Acadêmico Valder Steffen. O evento será na Acrópole Centro de Eventos, na Rua José Rezende, 4.090, no bairro Custódio Pereira, Uberlândia,, e será transmitido ao vivo pela TV Universitária (Canal 5 via Cabo ou Canal 4 com a antena comum) ou ainda pelo Youtube (youtube.com/tvuniversitariaufu).

A cerimônia de posse foi realizada no dia 27 de dezembro, na sede do Ministério da Educação (MEC), em Brasília, com a presença do ministro José Mendonça Bezerra Filho, da secretária executiva do MEC, Maria Helena Castro, e do diretor de desenvolvimento da rede de instituições federais de ensino superior do MEC, Mauro Luiz Rabel. Durante o evento, o ministro Mendonça Filho destacou a importância da UFU, lembrou que o novo reitor terá uma missão difícil, mas é uma pessoa capaz de superar as adversidades impostas ao servidor público.

Também participaram da solenidade o vice-reitor eleito Orlando César Mantese e os docentes e técnicos que serão nomeados por Steffen nos próximos dias para cargos de gestão da universidade: Clésio Lourenço Xavier (chefe de gabinete), João Jorge Ribeiro Damasceno (prefeito universitário) e os futuros pró-reitores Elaine Saraiva Calderari (Assistência Estudantil), Hélder Eterno da Silveira (Extensão e Cultura), Darizon Alves de Andrade (Planejamento e Administração) e Armindo Quillici Neto (Graduação). Completam a equipe Carlos Henrique de Carvalho (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-graduação) e Márcio Magno Costa (Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas), que não puderam comparecer à solenidade no MEC.

O reitor

Engenheiro Mecânico pela Unicamp, Valder Steffen, mestre e doutor pela Université de Franche Comté e pós-doutoramento pelo INSA de Lyon e pela Virginia Tech – USA. Além de membro da ANE é também membro da Academia Brasileira de Ciências, coordenador do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia (INCT) de Estruturas Inteligentes em Engenharia e bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq – Nível 1A.

Há 40 anos na UFU, onde é professor titular, o Acadêmico Valder Steffen ocupou os cargos de chefe de departamento, coordenador de programa de pós-graduação, diretor de centro, diretor da Faculdade de Engenharia Mecânica e pró-reitor de Planejamento.