Acadêmico Vahan Agopyan assume a reitoria da USP

Presidente da ANE, Francis Bogossian participou da cerimônia de posse

 

Foto: crédito: USP Imagens/marcos Santos
O novo reitor da USP, o Acadêmico Vahan Agopyan, destacou a necessidade da instituição interagir cada vez mais com a sociedade

O Acadêmico Vahan Agopyan assumiu no dia 29 de janeiro a reitoria da Universidade de São Paulo (USP). A cerimônia ocorreu durante Sessão Solene do Conselho Universitário, realizada no Palácio Bandeirantes, sede do Governo de São Paulo. O professor Antônio Carlos Hernandes ocupará o posto de vice-reitor.

Participaram da cerimônia de posse o governador de São Paulo, Geraldo Alckimin, a secretária executiva do MEC, Maria Helena Guimarães de Castro, o ministro do Supremo Tribunal Federal, Alexandre de Moraes, e o presidente da ANE, Francis Bogossian, entre outros.

Na eleição interna para a escolha do novo reitor da instituição, a chapa de Agopyan (atual vice-reitor da USP) e Hernandes obteve 1.092 votos. A lista com os nomes das três duplas que participaram da votação foi encaminhada ao governador, que tinha a liberdade para fazer a escolha dos novos reitor e vice-reitor de maneira independente do resultado na eleição interna.

Em seu discurso, Agopyan lembrou que a crise financeira já foi superada pela universidade, destacou a necessidade da instituição interagir cada vez mais com a sociedade, destacou o papel de pesquisa e se mostrou confiante em relação ao futuro da instituição. O Acadêmico vai ficar no cargo até 2021.

Graduado em Engenharia Civil pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, Vahan Agopyan é mestre em Engenharia Urbana e de Construções Civis pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo e PhD (Civil Engineering) pela University of London King´s College. Professor Titular da Universidade de São Paulo e membro da Academia Panamericana de Ingenieria.