Acadêmico Sandoval Carneiro Júnior recebe o título de Pesquisador Emérito do CNPq

 

Foto: diulgação ANE
O Acadêmico recebeu o título pelo conjunto de sua obra científico-tecnológica e por seu renome junto à comunidade científica

 

O Acadêmico Sandoval Carneiro Júnior foi agraciado com o título de Pesquisador Emérito 2017 do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). A cerimônia de entrega do diploma está prevista para maio, na Escola Naval da Marinha, no Rio de Janeiro. Além do Acadêmico Sandoval Carneiro Júnior, mais nove personalidades serão homenageadas.

O título é concedido desde 2005 a pesquisadores brasileiros ou estrangeiros, radicados no Brasil há pelo menos 10 anos, pelo conjunto de sua obra científico-tecnológica e por seu renome junto à comunidade científica.

O Acadêmico Sandoval Carneiro Junior é graduado em engenharia industrial elétrica pela PUC-São Paulo, mestre em Ciências da Engenharia Elétrica pela COPPE/Universidade Federal do Rio de Janeiro e PhD in Electrical Engineering pela University of Nottingham.

Ao longo de sua carreira como professor, ministrou cursos na graduação e na pós-graduação e orientou alunos de mestrado e doutorado. Publicou mais de uma centena de artigos científicos em periódicos indexados e em conferências no Brasil e no Exterior. Participou de diversos projetos de P&D para empresas como Furnas, Petrobrás, ONS, Light e Ampla, entre outras.

Recebeu diversas homenagens e condecorações, como a Medalha Capes 50 anos, o Prêmio Anísio Teixeira, a Medalha de Honra da Inconfidência, e a Friendship Medal pela Universidade de Münster, Alemanha. Em 2012, foi eleito Professor Emérito da UFRJ e em 2015 recebeu o título de Engenheiro Eminente pela Associação dos Antigos Alunos da Politécnica.

Desde 2011 trabalha na Gerencia de Tecnologia e Inovação da Vale SA, onde atualmente exerce a função de Diretor-Executivo (Pró-Reitor) da Associação Instituto Tecnológico Vale.