Acadêmico recebe título de sócio honorário do Cigre-Brasil

 

O Acadêmico Nelson Martins e o presidente do Cigre-Brasil, Josias de Araujo

No dia 14 de dezembro, o acadêmico Nelson Martins, membro da Diretoria da ANE, recebeu o título de sócio honorário do Comitê Nacional Brasileiro de Produção e Transmissão de Energia Elétrica, Cigre- Brasil. A homenagem foi realizada em jantar de confraternização do Comitê, no Rio de Janeiro. A cerimônia contou com a presença de toda a Diretoria do Cigre-Brasil e dos membros de seu Conselho de Administração. Também estiveram presentes o diretor-geral do Cepel e atual presidente do Conselho Técnico do Cigré Internacional, Marcio Szechtman, e o Acadêmico Albert Melo, ex-diretor-geral do Cepel. Outro ilustre engenheiro, o professor José Sidnei Martini Colombo., professor emérito da Universidade de São Paulo (USP), ex-presidente da Companhia Energética de São Paulo (CESP) e da Companhia de Transmissão de Energia Elétrica Paulista (ISA-CTEEP), também recebeu o título.

O presidente do Cigre-Brasil, Josias de Araújo, ex-presidente da Eletronorte e ex-diretor da Eletrobras,  fez um  pronunciamento, homenageando os dois novos sócios honorários, com ênfase nos aspectos singulares de suas realizações e no tempo dedicado à Engenharia, ao ensino e à pesquisa em suas carreiras profissionais.

Emocionado, Nelson Martins externou seus agradecimentos à Direção do Cigre-Brasil e à do Cepel  (atual e anteriores) pela confiança e apoio continuados. Agradeceu também aos demais colegas do Comitê, pelo aprendizado acumulado em 39 anos de atuação, onde já participou da Diretoria, do Conselho de Administração, de Comitês de Estudo (CE C2 – Operação e Controle de Sistemas; CE C4 – Desempenho de Sistemas Elétricos; e do antigo CE-38), de diversos grupos de trabalho, forças-tarefa nacionais e internacionais, de inúmeras conferências, cursos e workshops, foi coordenador técnico de  inúmeros simpósios e congressos. “Conheci muitos dos mais renomados líderes da Engenharia Elétrica, tendo feito sólidas amizades e estabelecido colaborações duradouras. Isto contribuiu para melhorar o meu desempenho técnico e administrativo no Cepel, melhor orientar os alunos de Mestrado e Doutorado  e também abrir oportunidades para outros colegas brasileiros e estrangeiros” comenta o Acadêmico.

Engenheiro eletricista formado pela Universidade de Brasília (UnB), Nelson obteve o título de Doutor em Engenharia de Sistemas de Energia Elétrica pela Universidade de Manchester, na Inglaterra, em 1978. De volta ao Brasil, iniciou sua carreira naquele ano no Cepel, onde trabalha desde então.  Entre 2001 e 2003, foi diretor Técnico do Centro, e de 2004 a 2016, assistente da Diretoria Geral.

Com relevante atuação na área de análise de dinâmica e controle de sistemas de potência, Nelson trabalhou em inúmeros projetos de pesquisa do Cepel, muitos deles em sintonia com os trabalhos desenvolvidos no Cigre e no Institute of Electrical and Electronic Engineers (IEEE). Constantemente convidado a participar como conferencista ou mediador de eventos nacionais e internacionais, o Acadêmico editou três livros e é autor de mais de 200 artigos técnicos, muitos deles divulgados em conceituadas publicações internacionais. Suas realizações no Cepel, IEEE e no Cigre determinaram a sua eleição para a ANE, onde foi possível estender seus conhecimentos e interesse para as demais áreas da Engenharia. “Agradeço ao presidente Francis Bogossian e ao ex-presidente Paulo Vivacqua, assim como aos demais membros da Diretoria, pela oportunidade que me concederam de integrar as suas diretorias. Compreendo o relevante papel que desempenha a Academia, auxiliando as instituições e o Governo na promoção do avanço da prática, da ética e do ensino da Engenharia, contribuindo assim para o desenvolvimento social, tecnológico, sustentável e soberano do Brasil”, conclui o Acadêmico.