O Acadêmico Alysson Paolinelli, ministro da Agricultura durante o governo Ernesto Geisel, foi nomeado pelo atual ministro, Blairo Maggi, para coordenar o grupo de trabalho criado pelo governo para desenvolver propostas de ajustes ao atual modelo de seguro rural. A portaria com a nomeação foi publicada no Diário Oficial da União no dia 20 de julho de 2016.

De acordo com informações do governo, a missão da equipe é melhorar aspectos operacionais e técnicos, além de propor mudanças na governança dos programas de gestão de risco rural. O prazo para que o grupo apresente propostas é de 90 dias.

Além do Acadêmico Alysson Paolinelli, presidente da Associação Brasileira dos Produtores de Milho, fazem parte da equipe: Vitor Ozaki, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento; Ivan Wedekin, da BM&F Bovespa; Pedro Loyola, da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil; Dilmar Antonio Peri, da Organização das Cooperativas Brasileiras; Pedro Ferreira Arantes, da Federação de Agricultura e Pecuária de Goiás; Wady José Murão Cury, da Federação Nacional de Seguros Gerais; Celio Porto, do Instituto PensarAgro; Geralo Mafra, da Associação Nacional dos Distribuidores de Insumos Agrícolas e Veterinários; e Miguel Fonseca de Almeida, da Federação Nacional das Empresas de Resseguros.

O seguro

 

Ao contratar uma apólice de seguro rural, o produtor pode atenuar suas perdas ao recuperar o capital investido na sua lavoura. O clima é o principal fator de risco para a produção rural.

O Programa de Subvenção ao Prêmio do Seguro Rural (PSR) oferece ao agricultor a oportunidade de segurar sua produção com custo reduzido, por meio de auxílio financeiro do governo federal.

A subvenção econômica concedida pelo Ministério da Agricultura pode ser pleiteada por qualquer pessoa física ou jurídica que cultive ou produza espécies contempladas pelo programa e permite ainda a complementação dos valores por subvenções concedidas por estados e municípios. O PSR beneficia mais de 70 culturas agrícolas, além das modalidades pecuária, aquícola e de florestas, em 20 unidades da federação.

Para contratar o seguro rural, o produtor deve procurar uma seguradora habilitada pelo Ministério da Agricultura no Programa de Subvenção. Caso o produtor já tenha cobertura do Proagro ou do Proagro Mais para uma lavoura, não será beneficiado pelo PSR na mesma área.