Abraham Alcaim recebe título de Professor Emérito

 

23844492_921071521376730_5235685334480394668_n
O Acadêmico recebeu o título das mãos do reitor da PUC-Rio, padre Josafá Siqueira

O Acadêmico Abraham Alcaim recebeu o título de Professor Emérito da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. A homenagem aconteceu em dezembro, durante uma reunião do Conselho Universitário da PUC-Rio, quando o Acadêmico também foi agraciado com a medalha Cardeal Leme, maior condecoração da instituição. Referência em processamento digital de imagem e voz, o Acadêmico é professor de Centro de Estudos em Telecomunicações (Cetuc) da universidade.

Graduado em engenharia elétrica pela PUC-Rio, onde fez também o mestrado na área de processamento de voz, o engenheiro trabalhou como cientista visitante do Centro Científico Rio da IBM Brasil e do Centre National d’Études des Télécommunications (CNET – França).  Foi assessor técnico científico da Faperj e consultor da Capes. Como professor da PUC-Rio criou a cadeira de processamento de imagens. Publicou artigos científicos nessa área e em processamento de voz, e é coautor dos livros “Fundamentos do Processamento de Sinais de Voz e Imagem” e “Princípios de Comunicações”.  Atualmente, divide seu tempo entre orientações de teses de doutorado e a pintura a óleo ou acrílico sobre  tela e papel – estilo abstrato.

Além do Acadêmico Abraham Alcaim, o professor José Eugênio Leal, do Departamento de Engenharia Industrial, também recebeu o título de professor emérito e a medalha Cardeal Leme. O vice-reitor administrativo da PUC, o Acadêmico Luiz Carlos Scavarda entregou a medalha ao professor José Eugênio Leal.

.