Homenageado por INT e ABM, Prof. Longo destaca necessidade de mais investimentos em P&D

 

 

O Prof. Pirró e Longo assiste à homenagem, no auditório do INT

 

Em homenagem promovida pelo Instituto Nacional de Tecnologia (INT) e pela Associação Brasileira de Metalurgia, Materiais e Mineração (ABM), o Prof. Waldimir Pirró e Longo ressaltou a importância dos investimentos do Brasil em Pesquisa e Desenvolvimento (P&D). Autoridade no tema de gestão e políticas tecnológicas, sendo idealizador do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (PADCT) que mudou a perspectiva de apoio à Inovação no País, Longo fez uma análise lúcida e contundente. Elogiando a perspectiva de volta de um Ministério da Ciência e Tecnologia independente no novo governo do País, ele recomenda ao futuro ministro Marcos Pontes que defenda mais investimento na área, na direção dos 2% do PIB, valor mínimo investido pelos países que dominam o mundo economicamente, tecnologicamente e militarmente. Assim o professor espera que este retorne a “ser um ministério importante de uma política nacional de Estado”.

Realizado no dia 27 de novembro, no auditório do INT, o evento reuniu dirigentes e representantes de diversas instituições de Ciência e Tecnologia, universidades, agências de fomento e associações de engenharia, entre eles o presidente da Academia Nacional de Engenharia (ANE), engenheiro Francis Bogossian, entidade da qual o homenageado também é membro. A maioria dos presentes esteve de alguma forma ligada à trajetória do professor, marcada pela carreira acadêmica incomum – com diploma de engenheiro recebido das mãos do presidente Juscelino Kubitschek pelo primeiro lugar no curso do Instituto Militar de Engenharia (IME), mestrado e doutorado em engenharia de materiais concluídos em apenas 2 anos e meio na Universidade da Flórida, nos EUA, e título de professor emérito da Universidade Federal Fluminense (UFF) – e pela liderança nas políticas voltadas ao Desenvolvimento Tecnológico, com cargos exercidos no INT/Fundação de Tecnologia Industrial (FTI), Escola Superior de Guerra (ESG), FINEP, MCT e SECTEC-RJ, entre outros.O presidente da ABM,

O presidente executivo da ABM, Horacidio Leal Barbosa Filho, justificou a homenagem não só pela oportunidade de reconhecer a trajetória do Prof. Longo para o País, mas pela sua importância na difusão do conhecimento técnico-científico, que se afina com a missão da Associação. “Fundamentais para o desenvolvimento do País, a Ciência e a Tecnologia do Brasil necessitam cada vez mais de pessoas como Pirró e Longo” – destacou o engenheiro.

Já o diretor do INT, Fernando Rizzo, membro da Academia Nacional de Engenharia (ANE) que teve Pirró e Longo como professor, enalteceu suas características de liderança e excelência. “Por onde passou, deixou uma marca muito positiva”, ressaltou Rizzo, que também é engenheiro metalúrgico e conselheiro da ABM. O diretor do INT prosseguiu descrevendo a liderança do Prof Longo como natural, descrevendo sua forma de lidar com todas as pessoas ao seu redor com serenidade e empatia, demonstrando uma humildade altiva, além de estar permanentemete atualizado e possuir uma visão muito abrangente sobre tecnologia e gestão tecnológica, que compuseram a carreira marcada pela excelência. Fernando Rizzo prosseguiu sua fala apresentando um histórico da trajetória, com algumas das principais realizações e conquistas de Waldimir Pirró e Longo.  (Veja aqui a apresentação.)

 

A homenagem ao Prof. Longo está registrada integralmente em vídeo. (Assista aqui.)

 

Fonte: site INT