‘Valor do tempo’ em debate na UFRJ

 

 

Qual o valor do seu tempo? Esse é o tema da 2ª edição da Semana Enactus, evento gratuito realizado pela Escola Politécnica da UFRJ, entre os dias 5 e 9 de novembro, a partir das 9h. O objetivo do encontro é indagar sobre a forma como as pessoas se relacionam com o tempo e ainda abordar temas que estão na rotina de todos. As atividades ocorrem no Centro de Tecnologia, na Cidade Universitária.

Organizada por alunos dos cursos de Engenharia de Produção, Civil, Mecânica e Química, Ciências da Matemática e da Terra, Letras (Russo), Arquitetura, Design, Relações Internacionais, Indumentária e Economia, a programação conta com uma série de palestras, workshops e rodas de conversa, que visam trazer à tona assuntos como Gestão do Tempo, Produtividade e Ansiedade.

Segundo Caio Bosco, presidente da Enactus UFRJ, a experiência e a oportunidade de estar em uma universidade devem ser valorizadas. “O tempo que temos e investimos em nosso dia-a-dia deve complementar o aprendizado com pessoas, encontros e histórias. A Semana propõe uma nova perspectiva sobre a vivência de alunos, professores, funcionários e os demais envolvidos no cotidiano da UFRJ”, destaca.

A Enactus UFRJ é uma organização que atua por meio do empreendedorismo em projetos que transformam vidas, criando um mundo mais sustentável. “As atividades de extensão tecnológica são uma grande oportunidade de aprendizado para os alunos, e uma forma de a universidade dialogar com a sociedade. Nelas, o aluno é desafiado a resolver problemas da realidade usando o que aprendeu nas salas de aula e nos laboratórios, além de ser estimulado a buscar mais conhecimento”, explica o vice-diretor da Poli-UFRJ e também coordenador do evento, prof. Vinícius Cardoso.

E conclui: “É neste encontro que as atividades de extensão realizadas são apresentadas, discutidas e analisadas pelo corpo social da universidade e por convidados, com maior completude e foco. Assim, além de conhecer o seu trabalho e funcionamento, os alunos poderão avaliar sua empatia pelas causas que a Enactus defende, e julgar se querem fazer parte deste time”.

A II Semana Enactus conta com o apoio da The Bridge, PR7, Clube da Fala, Motim, Decult e Oak’s, para realização do evento. Quem estiver interessado em participar, basta efetuar a inscrição pelo site:https://enactusufrj.typeform.com/to/ypdWBc.

 

Serviço:

 

II Semana Enactus – Qual o valor do seu tempo?

 

Data: 5 a 9 e novembro

Horário: das 9h às 17h

Local: Av. Athos da Silveira Ramos, 149. Centro de Tecnologia da UFRJ

Inscrições: https://enactusufrj.typeform.com/to/ypdWBc

Entrada gratuita.

 

Programação:

 

  • Dia 5/11 (segunda-feira)

9h – Credenciamento

10h – Palestra Felipe Herzog

Felipe Herzog é um ator e diretor assistente da Rede Globo. Conhecido por seus trabalhos em: Maria, mãe do filho de Deus (2003), Totalmente demais (2015) e Xale (2016).

11h – Workshop Bernardo Esteves

Bernardo irá explicar um consagrado método de produtividade e redução de estresse que pode ser aplicado na resolução de problemas de cotidiano para pessoas de todas as áreas e que permite fazer tarefas diárias de forma organizada e eficiente.

12h – Coffe Break + Capoeira

Realizada no campus do Fundão, a Capoeira UFRJ é uma iniciativa da Escola de Educação Física e visa disseminar o esporte e sua cultura para os alunos que frequentam, diariamente, a Universidade. Sua fácil localização e acessibilidade financeira (oficina gratuita) aumentam a procura pelo esporte e incentivam os interessados.

13h – Palestra AMA

AMA é uma iniciativa coletiva da Ambev, com foco na sustentabilidade, mais especificamente, atacando o problema do acesso à água potável. E, de que forma isso acontece? Todo lucro da garrafa (sim, 100%) é totalmente direcionado a projetos sociais com foco nesse problema.

14h – Palestra Carol Palombini

Formada em Psicologia pela UFRJ, Carol não se limita às atividades voltadas à sua área. Muito pelo contrário, mãe (full-time) da Sofia, Palombini ainda pratica mountain bike, já trabalhou como executiva em diversas redes multinacionais e hoje atua dando dicas sobre como otimizar seu tempo com suas tarefas.

 

  • Dia 6/11 (terça-feira)

9h – Credenciamento

10h – Workshop Enactus

11h – Palestra Cristiano Goldenberg

Em abril de 2015, no final de uma meia maratona, ele teve uma morte súbita, que foi abortada por “anjos corredores” – como ele mesmo gosta de dizer. Não ficou com nenhuma sequela. Esse episódio sacudiu a sua vida e ele não resistiu: entendeu o recado e fez o que o seu novo coração mandava, abandonando aquilo que não lhe faz bem e, valorizando ainda mais o que lhe faz feliz.

12h – Coffe Break + Jiu-Jitsu

O grupo Jiu-Jitsu da UFRJ irá trazer a oportunidade dos participantes terem uma experiência prática sobre a modalidade.

13h – Palestra Badu Desing

A Badu Design é um negócio social que leva aos consumidores produtos de papelaria, presentes e organização feitos à mão por mulheres em vulnerabilidade social, utilizando resíduo têxtil. Atualmente cerca de 170 mil toneladas de resíduos têxteis são descartados no Meio Ambiente e somente 36 mil toneladas são reaproveitadas. O restante é direcionado para aterros e outros locais impróprios. A Badu Design contribui para mudar este panorama, transformando o resíduo em produtos, tornando-o fonte de renda e empoderando mulheres.

 14h – Workshop Clube da Fala

O Clube da Fala é uma instituição especializada em oratória e comportamento humano e irá abordar o tema de desenvolvimento da capacidade de comunicação das pessoas.

 

  • Dia 7/11 (quarta-feira)

9h – Credenciamento

10h – Palestra Lina Moraes

Médica Psiquiatra da UFRJ, professora voluntária na disciplina de Psicologia Médica na Faculdade de Medicina da UFRJ e coordenadora do Curso de Especialização em Psicologia Hospitalar no HUCFF. Tratará de um tema que assola a vida de muitos universitários: a ansiedade.

11h – Roda de Conversa: Grupos da UFRJ

Uma roda de conversa envolvendo diversas iniciativas da UFRJ, mostrando para os participantes diferentes atividades que podem ser realizadas dentro da universidade e que ajudam a lidar com temas que atuais na vida do estudante.

12h – Coffe Break + Bambolé Profissional

Bambolê não é só brincadeira de criança, é um esporte profissional. Os participantes terão a oportunidade de aprender mais sobre as técnicas e como iniciar nesse esporte incrível.

13h – Palestra com Jac-ssone

 De uma infância humilde numa pequena cidade no Haiti, passando por uma formação em Engenharia Civil na UFRJ e uma pós-graduação em Planejamento, Gestão e Controle de Obras Civis (NPPG/UFRJ), Jac-ssone Alerte sempre superou grandes desafios para alcançar seus objetivos. Atualmente trabalha na reconstrução do bairro Don De L’Amitié, no Haiti, que sempre foi negligenciado pelo poder público e foi destruído pelo terremoto que assolou o país em 2010 e pelo furacão Matthew em 2016. Conseguiu mobilizar os líderes da comunidade local e a equipe do Projeto Solução Habitacional Simples (SHS/UFRJ) em prol de construir um conjunto de moradias, o Vila Marie Celiane Alexis, que são dignas e sustentáveis, usando a tecnologia de tijolo ecológico solo-cimento.

14h – Palestra Melissa L’Orange

Melissa L’Orange é Drag Queen e youtuber, tem mestrado em Educação pela UFRJ e estuda gênero e sexualidade. Como Drag, palestra em instituições de ensino público sobre Direitos Humanos, minorias sexuais e de gênero e demais relações de poder na sociedade. Fora da persona drag, atua como professor da rede pública de ensino e, atualmente, como substituto da UFRJ.

 

  • Dia 8/11 (quinta-feira)

9h – Credenciamento

10h – Palestra AISEC

A AIESEC é uma plataforma internacional que possibilita o desenvolvimento pessoal e profissional de jovens estudantes através de programas de trabalho em equipe, liderança e intercâmbio. Presente em 127 países e territórios, com mais de 86.000 membros e 8000 organizações parceiras, a AIESEC é a maior organização mundial de estudantes.

11h – Workshop Enactus

12h – Coffe Break + Entretenimento

13h e 14h – Sociedade de Debate 

O grupo que realiza debates em diversos campus pela UFRJ irá trazer as temáticas de empreendedorismo e de tempo, em um debate para entender e questionar as possíveis decisões para serem trilhadas.

 

  • Dia 9/11 (Sexta-feira)

9h – Credenciamento

10h e 11h – Fundação Estudar

 A Fundação Estudar visa impactar o jovem por meio de três principais pilares, que acompanham o seu desenvolvimento e formação profissional desde o momento das primeiras decisões de carreira até a hora de assumir uma posição de liderança e realizar transformações grandiosas.

 12h – Coffe Break + Yoga

 13h – Palestra com Clarice Andrade – Especialista em Soft Skills – Palestrante – Professora Desenvolvimento de treinamentos customizados para grupos de profissionais das mais diversas áreas com o objetivo de uma melhoria no processo de comunicação, no desenvolvimento da criatividade, do autoconhecimento, da assertividade, da importância do trabalho em equipe e dos relacionamentos interpessoais.

14h – Palestra com Eduardo Marinho – Estudou nas melhores escolas e sempre teve muito conforto. Foi bancário, militar, estudante de direito. Mas, esse conjunto social o sufocava. Saiu de casa para buscar um sentido para a vida e experimentar o que era não ter nada. Chegou a morar na rua e dormir em cima papelão. E toda essa experiência reflete hoje em seu trabalho como artista.