Reitor da USP apresenta palestra sobre o ensino da Engenharia 

 

Vahan Agopyan vai abordar os desafios na formação do futuro engenheiro

O Acadêmico Vahan Agopyan, reitor da Universidade de São Paulo (USP), apresenta no próximo dia 19 a palestra “Ensino da Engenharia”, na PUC-Rio. Organizada pela Academia Nacional de Engenharia (ANE), a palestra será gratuita e voltada para engenheiros e estudantes de engenharia. A apresentação será estruturada em três eixos. No primeiro, o reitor vai traçar um breve histórico de ensino da Engenharia, começando do século XVII até o século XX; nos séculos XIX e XX, estão incluídas as experiências nacionais.

Em seguida, vai relatar a experiência recente, da formação do engenheiro especialista para o profissional generalista; e para finalizar o Acadêmico vai apresentar as novas tendências, com a preocupação de formação de líderes, através da internacionalização das escolas, os currículos interdisciplinares, o estímulo à inovação e o incentivo ao empreendedorismo.

Em recente entrevista ao Portal da ANE, Vahan Agopyan destacou que o Brasil tem  universidades no mesmo patamar das melhores escolas do mundo, e pontuou um dos grandes desafios da formação atual: “como formar engenheiros que irão mexer com ferramentas e com produtos que não sabemos quais serão? As mudanças são tão grandes e tão rápidas que ficamos em dúvida sobre como formar”. Sobre este desafio que ele irá debater no próximo 19, na PUC-Rio.

Serviço:

Palestra: “Ensino da Engenharia” – Vahan Agopyan

Data: 19 de junho

Horário: 17hs

Local: Auditório RDC – PUC-Rio – Rua Marquês de São Vicente, 225 – Gávea, Rio de Janeiro – RJ