Segen Farid Estefen

Posse: 2013
Cadeira: 192
Patrono: Sinildo Neidert

Graduado em Engenharia Civil pela UFJF, em 1973, Segen Estefen concluiu o mestrado no Programa de Engenharia Naval e Oceânica da Coppe/UFRJ, em 1976, sob a orientação do professor Tiago Alberto Piedras Lopes; e seu doutorado em Engenharia Civil no Imperial College London, Inglaterra, em 1984, sob a orientação do professor John E. Harding. Em 1991 fez pós-doutorado na Norwegian University of Science and Technology (NTNU), Noruega.

Ingressou na Coppe como professor assistente, em 1976, e passou para adjunto em 1984. Professor Titular desde 2005, é Pesquisador 1A do CNPq, membro da Sociedade Brasileira de Engenharia Naval (Sobena), da qual foi diretor técnico. É Gerente Geral do Laboratório de Tecnologia Submarina e Coordenador do Grupo de Energias Renováveis do Mar. Atua como membro do Conselho Consultivo da Divisão de Oceano, Offshore e Engenharia Ártica da American Society of Mechanical Engineers (ASME) e é Fellow da Society for Underwater Technology – SUT (UK).

Recentemente coordenou o capítulo Energia dos Oceanos para o Special Report on Renewable Energy Sources and Climate Change Mitigation do International Panel of Climate Change (IPCC). Tem mais de 150 artigos técnicos publicados. Atualmente é o Diretor Geral para a implantação do Instituto Nacional de Pesquisas Oceânicas e Hidroviárias – INPOH e responsável pela Coordenação Técnica da Unidade EMBRAPII COPPE em Engenharia Submarina.

Fellow da Society for Underwater Technology (UK), é membro de Comitês Técnicos e do Comitê Organizador do International Ship&Offshore Structures Congress (ISSC), e do Comitê Consultivo da Ocean, Offshore and Arctic Engineering Division da American Society of Mechanical Engineers (Asme), tendo sido o Presidente Executivo da Divisão.

Segen foi premiado com a Medalha Mérito Tamandaré, concedida pela Marinha do Brasil, em 2006; com o Prêmio Sobena, em 2007, e com o Prêmio Coppe Lobo Carneiro Mérito Acadêmico, em 2018.