Paulo Roberto Krahe

Posse: 2015
Cadeira: 164
Patrono: Maurício Joppert da Silva

Nasceu em Porto Alegre, RS, Brasil. Em 1962 terminou o curso de Engenharia Mecânica e Metalúrgica na UFRGS, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, em Porto Alegre, e iniciou a vida profissional como pesquisador do Grupo de Materiais do Centro Tecnológico da Aeronáutica, em São José dos Campos, São Paulo. Com o falecimento de seu pai, foi forçado a assumir a administração de empresas familiares. Porém tudo mudou, quando recebeu uma já esquecida bolsa de estudos solicitada, anos antes, ao British Council,que se destinava a custear a realização de mestrado na Universidade de Sheffield, Reino Unido, para onde seguiu em fins de 1964.

Em vista dos resultados obtidos, a tese passou a ser de doutorado, concluído em 1967. Foi, em seguida, convidado a coordenar um grupo de pesquisas no recém criado (1968) Centro de Materiais da École des Mines de Paris, situado ao lado da SNECMA, fabricante das turbinas aéreas francesas em Mennecy, Essones, lá ficando durante seis anos. Retornou ao Brasil em 1974 para dar inicio à Pós-Graduação em Metalurgia na UFRGS, onde ficou por dois anos. Convidado por José Pelúcio Ferreira, então presidente da FINEP no Rio de Janeiro, passou a fazer parte da Diretoria da entidade, cargo exercido por dois anos quando foi nomeado diretor do CNPq em Brasília, onde também atuou por dois anos.

Entre 1979-81 efetuou trabalhos de consultoria junto ao Banco Mundial (World Bank, Washington) e Nações Unidas, Nova York. Passou então a administrar o escritório do Rio de Janeiro da Paulo Abib Engenharia S.A. de 1981 até 1985, trabalhando, mais especificamente, em projetos internacionais da PAA no Oriente Médio (Tunisia e Marrocos). Posteriormente assumiu a Direção Geral do INT- Instituto Nacional de Tecnologia, fundado em 1921 e localizado no Rio de Janeiro, lá ficando até 1990, quando voltou a exercer uma das Diretorias da FINEP até o final de 1991 para, em seguida (1993), assumir a chefia da Assessoria da Área Internacional da mesma empresa.

Foi então cedido à UNESCO, para implantar, no Rio de Janeiro, o Centro Internacional para a Educação, Trabalho e Transferência de Tecnologia (CIET), uma cooperação UNESCO, FIRJAN e SEBRAE. A partir de 2001 e até 2004 coordenou o Projeto Tendências, uma ação conjunta MCT, FINEP, CTPETRO e ANP, a qual visava prover subsídios para a melhor aplicação dos recursos oriundos do FNDCT/CTPETRO nas áreas de P&D relacionadas ao petróleo. Do fim de 2004 em diante voltou à FINEP para trabalhar em projetos específicos e junto à Coordenação de Planejamento, lá ficando até o fim do ano 2013 quando se aposentou.