Paulo Ferreira de Souza Filho

Posse: 1991
Falecimento: 2015
Cadeira: 4
Patrono: Paulo Ferreira de Souza

Membro fundador da ANE. Cursou Engenharia Civil e Elétrica na Escola Nacional de Engenharia da Universidade do Brasil, atual Universidade Federal do Rio de Janeiro, com pós graduação em Em Engenharia Rodoviária e Econômica. Fez curso Superior de Guerra,  atual Curso de Altos Estudos de Políticas Estratégias pela Escola Superior de Guerra (ESG).

Na área profissional atuou no Departamento  Nacional  de  Estradas  de  Rodagem –DNER, na Companhia  Telefônica  Brasileira; no Departamento de Tráfego Telefônico-Estudo e   planejamento do tráfego   local,   interurbano e internacional; no Conselho Nacional de Águas e Energia Elétrica –CNAEE; na Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste –SUDENE.

No Ministério do Interior atuou como Assessor do Ministro;-Sub-chefe de Gabinete;-Suplente do Ministro na Comissão de Desenvolvimento Industrial; e Membro  do  Grupo  Nacional  de  Desenvolvimento das Construções Escolares. Também ocupou cargos no Ministério de Minas e Energia.

Publicou o livro “Prática de Consultoria e Administração de Projetos”, além de artigos. Atuou em diversas entidades de classe como Clube da Engenharia, CREA-RJ, Associação Brasileira de Engenheiros Eletricistas.

Fez parte do  Grupo de  Trabalho  que  criou  a  Academia  Nacional  de Engenharia –ANE e presidiu a Assembleia Geral de Fundação da ANE em 25 de abril de 981. Ainda na entidade, exerceu as funções de secretário para Assuntos Nacionais, membro do Conselho Deliberativo; membro da Comissão do Estatuto da ANE; Membro da Comissão de Ética da ANE; e Membro da Comissão de Seleção.