Nelson Maculan Filho

Posse: 1991
Cadeira: 159
Patrono: Mário Covas

Nasceu em Londrina (Paraná), em 19 de março de 1943. Veio para  o Rio de Janeiro em 1959, onde terminou o curso científico no Colégio Anglo-Americano. Em 1961, após vestibular, ingressou na escola de Minas de Ouro Preto e se formou em engenheiro de Minas e Metalurgia. Com uma bolsa de estudos do governo francês foi para Paris em 1966, onde realizou seu mestrado (DEA) em Matemática-Estatística na Faculdade de Ciências da Universidade de Paris, atual Université Pierre et Marie Curie. Trabalhou três anos na França como engenheiro-informático na Societé de Traitement Automatique des Données em Paris.

Regressou ao Rio de Janeiro em julho de 1971 e em agosto do mesmo ano iniciou sua carreira na UFRJ como Professor Assistente da COPPE e do Instituto de Matemática. Na UFRJ fez seu doutoramento em 1975. Foi Professor Adjunto de 1976 a 1988 e desde 1988 é Professor Titular desta Universidade. Ocupou por 4 anos a chefia do Programa de Engenharia de Sistemas e Computação da COPPE, por um ano a sub-diretoria de pós-graduação do Instituto de Matemática, por dois anos a chefia do Departamento de Matemática Aplicada do Instituto de Matemática, por seis anos a sub-diretoria acadêmica da COPPE, por seis meses a diretoria da COPPE e, finalmente, por quatro anos a reitoria da UFRJ.

Foi Professor Visitante no Departamento de Informática e de Pesquisa Operacional da Universidade de Montreal, Canada, e por nove meses Professor Visitante no Departamento de Engenharia Industrial e Pesquisa Operacional da Universidade de Massachusetts em Amherst, USA. Obteve o diploma de habilitação a dirigir pesquisa em 1988 na Universidade Paris-Dauphine e a livre-docência na UFRJ nesse mesmo ano. 27 teses de doutorado e 94 de mestrado foram defendidas sob sua orientação. É membro da Academia Nacional de Engenharia e membro correspondente da Academia Européia de Ciências, Artes e Letras.

Pertence a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), Sociedade Brasileira de Pesquisa Operacional, Sociedade Brasileira de Matemática, Sociedade Brasileira de Matemática Aplicada e Computacional, Sociedade Brasileira de Automática, Mathematical Programming Society, American Mathematical Society, INFORMS, SIAM. Foi presidente da Sociedade Brasileira de Pesquisa Operacional e da Associação Latino-Americana de Pesquisa Operacional (CLAIO), foi vice-presidente da International Federation of Operational Research Societies.

É co-editor da revista Investigación Operativa e pertence ao corpo editorial de Pesquisa Operacional, e dos Annals of Operations Research. Já pertenceu ao corpo editorial de European Journal of Operational Research. Três livros publicados, sendo o último em 1994 “Algoritmos e heurísticas: desenvolvimento e avaliação de performance”, com Ruy Eduardo Campello, Editora da Universidade Federal Fluminense (EDUFF). Mais de setenta artigos publicados em revistas e atas de congressos com comitê de leitura. Desde 1971 ensina na graduação, disciplinas de Cálculo, Probabilidade, Simulação Discreta, Pesquisa Operacional, Álgebra Linear e na pós-graduação, disciplinas de Programação Linear, Programação Inteira, Otimização em Grafos, Otimização Combinatória, Álgebra Linear Computacional, Otimização de Sistemas de Grande Porte e Simulação Discreta.