Luiz Carlos Scavarda do Carmo

Posse: 2008
Cadeira: 120
Patrono: Jorge Oscar de Mello Flores

Engenheiro de Telecomunicações, mestre e doutor pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) e pós-doutorado em Física na Universidade de Utah, EUA, o Acadêmico Luiz Carlos Scavarda do Carmo construiu sua carreira na área acadêmica. É com a experiência de mais de quatro décadas como professor, que o vice-reitor administrativo da PUC-Rio defende maior proximidade entre a universidade e as escolas e a valorização dos ensinos médio e técnico.

“Aos 17, 18 anos, o jovem não tem clareza de suas aptidões e interesses, por isso acho que a aproximação das universidades com as escolas é fundamental. Isso permitiria que os estudantes fossem apresentados às carreiras, pudessem descobrir cada uma e fazer a escolha um pouco mais conscientes”, diz o professor, que buscou essa aproximação ao elaborar o PIUES, um programa de difusão da profissão de engenheiro em escolas de ensino fundamental. “Acho esse tipo de iniciativa importante, mas é preciso haver uma troca. A universidade não pode chegar de forma autoritária. É preciso respeito e conhecimento mútuos para haver uma interação de iguais”, diz o Acadêmico Luiz Scavarda, que acredita que a medida diminuiria a evasão no ensino superior.

Sobre a educação superior, o especialista defende o foco também na preparação do jovem para pensar, para desenvolver a capacidade reflexiva e a habilidade para tomar decisões, além da formação profissional. “Hoje, muito do que é discutido no curso de formação pode ser obsoleto quando o jovem se formar. Por isso, é preciso desenvolver habilidades que vão além dos conhecimentos técnicos e teóricos. O estudante precisa saber que é o vetor do seu conhecimento e não pode ficar apenas esperando que o professor ensine, na expectativa de receber tudo pronto”, afirma o Acadêmico Luiz Scavarda, que ocupou o cargo de Decano de Engenharia da PUC-Rio, e participou de um processo de reforma da educação na área de Engenharia no Brasil.

Membro da Academia Pan-Americana de Engenharia, o Acadêmico Luiz Scavarda é também um dos membros-fundadores do programa INOVA, para modernização da Engenharia no Brasil, que tem apoio da Indústria Brasileira representada pela CNI, do Governo, de Associações Civis e inúmeras Escolas de Engenharia. Organizou quatro congressos internacionais sobre Engenharia e publicou mais de 100 artigos, em conjunto com alunos e colegas de trabalho.

Professor Titular da PUC-Rio, é membro ativo do programa “Engenharia para as Américas”, apoiado pela Organização dos Estados Americanos (OEA), que busca fornecer profissionais de alta qualidade para promover o desenvolvimento sustentável com base em tecnologia no hemisfério americano. Em 2014 recebeu o prêmio IFEES Duncan Fraser Global Award, concedido pela International Federation of Engineering Education Societies – IFEES, por suas contribuições na área de Educação em Engenharia.