Lindolpho de Carvalho Dias

Posse: 2016
Cadeira: 160
Patrono: Mário Henrique Simonsen

O mineiro Lindolpho de Carvalho Dias chegou ao Rio de Janeiro, com 11 anos, para tratar de um problema de visão. Na época, não imaginaria que a vida na rural fazenda de café da família, iria ficar para traz e sua trajetória seria construída na Cidade Maravilhosa, longe dos cafezais e próximo a cálculos e números. Em 1954, com o diploma de engenheiro civil nas mãos, o Acadêmico Lindolpho de Carvalho viu sua carreira seguir um rumo diferente. “Não exerci a função de Engenheiro. Quando me formei, já estava envolvido com a Matemática e fui contratado para ser professor no Departamento de Matemática da Escola de Engenharia da Universidade do Brasil (UFRJ) e, também, do Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas”, lembra.

Habilidoso com cálculos e números, descobriu que também tinha aptidão para gestão e os caminhos traçados o levaram a construir uma sólida carreira na área de administração acadêmica. “Comecei por me envolver com a administração do departamento da Universidade”, diz o Acadêmico Lindolpho de Carvalho Dias, que posteriormente participou da implantação do Instituto de Matemática da UFRJ, onde foi o primeiro diretor. Também atuou intensamente na criação do Vestibular Unificado das Escolas de Engenharia, que deu origem ao Vestibular Unificado da Cesgranrio.

Entre 1965 e 1969, exerceu a direção do Instituto de Matemática Pura e Aplicada – IMPA, do Instituto de Matemática da UFRJ e do Setor de Matemática do CNPq, do qual chegou à Presidência. Ocupou a Secretaria Geral e a Secretaria Executiva do Ministério da Ciência e Tecnologia e foi representante do Brasil na Comissão Executiva Permanente do Conselho Interamericano para a Educação, a Ciência e a Cultura – CEPCIECC – da OEA.

Livre Docente pela UFRJ, o Acadêmico Lindolpho de Carvalho Dias diz que o Brasil tem uma tradição tardia em relação à pesquisa. “O país precisa incentivar o setor. É necessário desenvolver tecnologia e isso só é possível com pesquisa” ressalta o Acadêmico, que atualmente atua junto à presidência da Fundação Getulio Vargas, como membro de seu Conselho Diretor.

Ao longo de mais de 50 anos de carreira, o Acadêmico Lindolpho de Carvalho Dias recebeu condecorações, como: Cidadão do Estado da Guanabara; Grã-Cruz da Ordem Nacional do Mérito Científico da Presidência da República; Comendador da Ordem do Mérito Naval; Comendador da Ordem do Mérito das Forças Armadas; Comendador da Ordem do Mérito Aeronáutico; Medalha do Mérito “Cardeal Dom Sebastião Leme” – PUC-RJ;  Prêmio Anísio Teixeira  -MEC e os títulos de Membro Colaborador da Academia Brasileira de Ciência; Membro Titular da Academia Nacional de Agricultura; Doutor Honoris Causa – Fundação Universitária do Amazonas; Pesquisador Emérito do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPq  e  Associado Benemérito da Sociedade Brasileira de Matemática – SBM.