Jacques de Medina

Atual Ocupante: Willy Alvarenga Lacerda
Posse: 2012

Carioca, nascido em 1925, o professor emérito da Coppe/UFRJ Jacques de Medina formou-se em Engenharia Civil (1947) e em Engenharia Elétrica (1948) pela então Universidade do Brasil, atual UFRJ. Numa época em que poucos saíam do país em busca de novos conhecimentos, ele fez mestrado em Engenharia Civil na Universidade de Purdue, Indiana (EUA), em 1951. Ingressou na Coppe, em 1967, a convite do fundador da instituição, professor Alberto Luiz Coimbra.

Sempre mostrou interesse pela inovação e a renovação. Quando concluiu o mestrado, assumiu a chefia do Laboratório Central do Departamento de Estradas e Rodagens (DER), o qual dirigiu por onze anos, especializando-se em pavimentação. Nesse órgão, montou laboratórios de referência, introduzindo no país os ensaios de carga repetida de solos e misturas asfálticas, e ensaios equivalentes de areia.

Medina se considerava um professor atípico. Ingressou na Coppe, aos 42 anos, como professor do Programa de Engenharia Civil, sem qualquer passagem anterior pelo magistério. Com experiência adquirida como engenheiro e em estágios de aperfeiçoamento no Brasil e no exterior, teve uma trajetória profícua na instituição.

Na Coppe, Medina ajudou a organizar a área de Geotecnia do Programa de Engenharia Civil, já em 1967. Foi responsável pela introdução da disciplina de Mecânica dos Solos, com ênfase em propriedades físico-químicas dos solos.

É autor de mais de 110 publicações, sendo 26 internacionais e 15 em congressos internacionais realizados no Brasil. Na Coppe, orientou sete teses de doutorado e 20 dissertações de mestrado. Recebeu o reconhecimento de “Notório Saber” pelo Conselho Federal de Educação do MEC e pelo Conselho de Ensino para Graduados da UFRJ. Foi contemplado com o Prêmio Terzaghi, concedido pela Associação Brasileira de Mecânica dos Solos, e com Honra ao Mérito e Homenagem Especial, da Associação Brasileira de Pavimentação. Também é autor do livro “Mecânica dos Pavimentos”.

Fonte: https://coppe.ufrj.br/pt-br/planeta-coppe-noticias/perfil/jacques-de-medina-o-engenheiro-que-se-descobriu-professor