Francisco Romeu Landi

Atual Ocupante: Hans Ingo Weber
Posse: 2009

Francisco Romeu Landi nasceu no dia 22 de março de 1933, na capital paulista.

Sua trajetória estudantil foi trilhada somente em escolas públicas. Estudou no Ginásio do Estado Presidente Roosevelt. Com firmeza no propósito de tornar-se engenheiro, direcionou a carreira para mecânico-eletricista.

No corpo docente da Poli foi o responsável pela cadeira relativa à Física, lecionando no então edifício do Biênio, o qual, por sua vez, sofreu reformulações entre os anos de 1965 e 1968. Em 1966, com a criação do Departamento de Engenharia de Construção Civil (uma ramificação da Engenharia Civil), passou a dar aulas de Sistemas Prediais.

Para além das atividades de docência, trabalhou na empresa automobilística DKW-VEMAG e participou do grupo executivo Géa coordenado pelo economista Antonio Delfim Neto e instituído no governo Juscelino Kubitschek de Oliveira. Dedicou esforços ao ramo de condutores elétricos, tanto que formulou a sua tese de doutorado em Química, acerca de “um plástico que tivesse capacidade e que pudesse resistir à incidência de luz solar”. As teses de livre-docência e titulatura, foram defendidas no campo da Engenharia Civil, com assuntos “sempre ligados àqueles aspectos de Física das Construções e da Termodinâmica”.

O seu caminho profissional foi marcado por cargos administrativos. Enquanto chefe do Departamento de Engenharia de Construção Civil, procurou oferecer maior respaldo aos laboratórios e dinamizou a estrutura da pós-graduação ao condicionar um “pouco mais de conhecimento científico”.

Em 1989, deu início aos cargos de direção na Escola – foi vice-diretor do professor Décio Leal de Zagottis e, entre 1990 e 1994, esteve à testa da direção.

Francisco Romeu Landi foi extremamente atuante na carreira acadêmica. Presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP).

Fonte: https://www.poli.usp.br/institucional/diretoria/galeria-de-diretores/prof-dr-francisco-romeu-landi