Francisco de Paula Ramos de Azevedo

Atual Ocupante:Ivan Vicente Janvrot Miranda
Posse: 2015

Francisco de Paula Ramos de Azevedo nasceu na cidade de São Paulo em 1851, filho do Major João Martins de Azevedo e de D. Ana Carolina de Azevedo. Ramos de Azevedo sempre se orgulhou de suas origens, acreditando ser um “legítimo campineiro”. Desta forma, estudou e passou a juventude em Campinas, deixando-a apenas quando adulto quando cursou a Escola de Artilharia Militar no Rio de Janeiro, carreira que abandonaria após o término da Guerra do Paraguai.

Resoluto em suas decisões, foi morar no exterior entre os anos de 1878 e 1886 com o intuito de instruir-se na École Speciale du Génie Civil et des Arts et Manufactures Annescée da Universidade de Gante, na Bélgica.

Sua carreira profissional teve dois veios que se complementavam: o de engenheiro e o de docente da Escola Politécnica de São Paulo, onde como em um crescente, tornou-se professor, depois vice-diretor e, por fim, diretor. Como vice-diretor da Escola Politécnica de São Paulo entre os anos de 1900 e 1917, acabou por assumir o cargo de diretor (1917-1921) logo após a morte do ilustre engenheiro e professor Antônio Francisco de Paula Souza. Denotando um perfil típico de empreendedor, em 1886 leva a cabo a inauguração de seu próprio escritório, a partir daí tomando a frente de diversas obras públicas, tais como: o Prédio do Tesouro (1886-1891); o Quartel da Polícia (1888); a Secretaria de Agricultura (1896), a Escola Prudente de Moraes (1893-95); a Escola Politécnica (1895); o Liceu de Artes e Ofícios (1897-1900) e o Teatro Municipal (1903-1911).

Como engenheiro e dono de escritório, Ramos de Azevedo atuou também na Companhia Mogiana de Estrada de Ferro; foi diretor do Liceu de Artes e Ofícios; presidente do Instituto de Engenharia.

Junto ao professor Paula Souza idealizou e concretizou a Escola Politécnica da USP, cujo mote principal era formar engenheiros brasileiros que pudessem propiciar o progresso do País.

Francisco de Paula Ramos de Azevedo faleceu em 1 de junho de 1928.

Fonte: https://www.poli.usp.br/institucional/diretoria/galeria-de-diretores/prof-dr-francisco-de-paula-ramos-de-azevedo