Fernando Cosme Rizzo Assunção

Posse: 2011
Cadeira: 90
Patrono:  Henrique Charles Morize

Graduado em engenharia metalúrgica pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ), possui mestrado em ciências dos materiais pelo Instituto Militar de Engenharia (IME) e doutorado na mesma área pela Universidade da Flórida, nos Estados Unidos. Entre 1986 e 1987, realizou estágios de pós-doutorado na Universidade da Califórnia em Los Angeles, nos Estados Unidos, e, entre 2004 e 2005, na Universidade de Leeds, no Reino Unido.

Atua na área de engenharia de materiais e metalurgia, com ênfase em metalurgia física e transformações de fases. Em 1990, recebeu o Prêmio Paulo Lobo Peçanha, da Associação Brasileira de Metalurgia, Materiais e Mineração (ABM). Em 2002, recebeu a Comenda da Ordem Nacional do Mérito Científico e a Medalha de Prata Hubertus Colpaert, também da ABM.

É membro da Academia Brasileira de Ciências (ABC), também possui associações com a ABM, a Sociedade de Pesquisa em Materiais, a Academia Panamericana de Engenharia e a Sociedade de Minerais, Metais e Materiais (TMS, na sigla em inglês) – que faz parte do Instituto Americano de Engenharias de Minério, de Metalurgia e de Petróleo.