Fellipe dos Santos Reis

Atual Ocupante: Paulo Bancovsky
(Membro Fundador Pioneiro)
Posse: 1991

Fellipe dos Santos Reis nasceu no Rio de Janeiro a 13 de janeiro de 1895 e fez seus estudos secundários no Colégio Paula Freitas, Tijuca – RJ.

Foi admitido na Escola Polytechnica em 1913 e recebeu os graus de Engenheiro Civil, Mecânico e Eletricista em 1918. Como aluno foi representante de turma no Diretório Acadêmico e redator-chefe da Revista Didática da Escola Polytechnica. Ainda no 5º ano, foi nomeado Auxiliar de trabalhos práticos [equivalente hoje à monitoria] da cadeira de Resistência dos Materiais.

Engenheiro da Prefeitura do Distrito Federal (RJ).

Foi membro do Conselho Diretor da Sociedade de Engenheiros da Prefeitura do DF, atual SEAERJ, Vice Presidente da Cruz Vermelha Brasileira, do Clube de Engenharia, do Sindicato dos Engenheiros do RJ e da Sociedade de Engenheiros da França.

Colaborador frequente das revistas do Diretório Acadêmico da Escola Polytechnica, a Revista Didática e C.T.C. escreveu “Alguns resultados interessantes sobre o hiperboloide contínuo de revolução”, “Corretores de Bonvier e Levy para as juntas oblíquas nos maciços de alvenaria”, “Notas sobre os cálculos de barragens”, “Memória sobre a resistência dos trilhos”, “Um aspecto da utilização dos resíduos no cálculo das estruturas”, “Memória sobre as equações finitas do ramo regrado”, “Uma demonstração rápida de um teorema de Pascal”, “Sobre a síntese geral da Mecânica”, entre outros trabalhos.

Formou na linha de frente ao lado de Otto de Alencar, Amoroso Costa, Theodoro Ramos e Lélio Gama no combate ao positivismo que tanto atrasava o ensino da matemática nos últimos anos do século XIX e início do século XX.

Membro efetivo do corpo editorial da Revista Architectura no Brasil, autor de vários artigos técnicos na Revista Municipal de Engenharia e redator das revistas O Brasil Técnico e Técnica e Arte.

Foi Diretor da Escola de Engenharia e da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras, ambas da UERJ.

Docente Livre da Escola Politécnica nas cadeiras de Estabilidade das Construções, Resistência dos Materiais, Grandes Estruturas Metálicas e de Concreto Armado e Pontes.

Doutor e Ciências Físicas e Matemáticas pela Escola Politécnica; Catedrático da Escola Nacional de Belas Artes e da Faculdade Nacional de Arquitetura. Recebeu os títulos de Professor Emérito da UFRJ e da UERJ.

Fellipe dos Santos Reis faleceu em agosto de 1977.

Texto: Prof. Heloi Moreira