Dirceu de Alencar Velloso

Atual Ocupante: Helio Vronsky Adeodato
Posse: 1992

Dirceu de Alencar Velloso foi um professor de mecânica dos solos e fundações. Foi um dos grandes nomes da engenharia civil brasileira, especialmente no que diz respeito às fundações profundas (estacas). Foi presidente da ABMS – associação brasileira de mecânica dos solos e engenharia geotécnica de 1978 a 1980. Recebeu título de professor emérito da Escola Politécnica da Universidade Federal do Rio de Janeiro em 7 de novembro de 2005, em homenagem póstuma. Morreu em 2005.

Prêmio AEERJ

Francis Bogossian, ao ser reeleito presidente da AEERJ em 1999, instituiu o Prêmio AEERJ, com objetivo de incentivar e homenagear a pesquisa universitária dos cursos de pós-graduação em Engenharia Civil do Rio de Janeiro.

A premiação passou a fazer parte das cerimônias de posse das novas diretorias da AEERJ.

Os prêmios – troféu e prêmio em dinheiro – são concedidos aos autores das três melhores teses de Doutorado e das três melhores de Mestrado em Engenharia Civil de universidades do Estado do Rio.

Em 2005, com a morte de Dirceu de Alencar Velloso, a premiação passou a se chamar Prêmio AEERJ – Dirceu de Alencar Velloso.

Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Dirceu_Velloso