Carlos Manuel de Jesus Cruz de Medeiros Portela

Atual Ocupante: Marcus Theodor Schilling
Posse: 2016

Carlos Manuel de Jesus Cruz de Medeiros Portela nasceu em Angola, na África, em 1935, aos sete anos mudou-se para Portugal. Formou-se em Engenharia Elétrica, aos 22 anos, no Instituto Superior Técnico da Universidade Técnica de Lisboa. Seis anos depois, concluiu o doutorado. Paralelamente ao graduar-se, ingressou na Companhia Portuguesa de Eletricidade, ocupando praticamente todos os cargos de direção, de 58 a 75.

Tornou-se professor da Coppe em 1977, onde orientou cerca de 50 dissertações de mestrado e teses de doutorado. Autor de seis livros, assinou ainda mais de 150 artigos publicados em periódicos e anais de congressos nacionais e internacionais. Na década de 90, foi responsável pelos estudos e desenvolvimento de sistemas especiais para proteção contra descargas atmosféricas de oito das cerca de cinquenta instalações do Sistema de Vigilância da Amazônia (SIVAM).
Mesmo após sua aposentadoria em 2003, continuou comparecendo à universidade duas vezes por semana para ministrar aulas e orientar alunos de mestrado e doutorado. Membro “Life Fellow” do Institute of Electrical and Electronic Engineers (IEE), foi agraciado pelo Presidente da República do Brasil com a Grã-Cruz da Ordem do Mérito Científico em 2007.

Fonte da pesquisa: https://conexao.ufrj.br/2009/07/01/professor-carlos-portela-recebe-titulo-de-emerito/