Carlos Alberto Serpa de Oliveira

Posse: 1993
Cadeira: 174
Patrono: Odir Pontes Vieira

Nasceu no Rio de Janeiro,  no dia 7 de abril de 1942. Atualmente é presidente da Fundação Cesgranrio. Acredita no potencial de transformação da atividade cultural e artística. Criou o prêmio Cesgranrio de Teatro e fundou a Orquestra Sinfônica Cesgranrio.

Foi agraciado com diversas condecorações nacionais e estrangeiras, entre as quais a Medalha da Ordem do Mérito Militar no grau de Oficial, a Medalha da Ordem do Mérito Naval no grau de Cavaleiro, a Medalha do Mérito Educacional no grau de Comendador, a Medalha Educacional Justiniano de Serpa, conferida pelo Governo do Estado do Ceará, o Prêmio Cidadania, concedido pelo jornal A Folha Dirigida, e a Medalha João Ribeiro, outorgada pela Academia Brasileira de Letras.

Já exerceu cargos como diretor do Departamento de Ciências dos Metais e Metalurgia da PUC/RJ, diretor de Admissão e Registro da PUC/RJ, vice-reitor de Desenvolvimento da PUC/RJ, vice-reitor Administrativo da PUC/RJ, reitor interino da PUC/RJ, assessor especial da Secretaria-Geral do Ministério da Educação e Cultura (MEC), conselheiro estadual de Educação do RJ, conselheiro Nacional de Educação por dois mandatos subsequentes, presidente da Associaçao Cultural da Arquidiocese do RJ, provedor da Imperial Irmandade de Nossa Senhora da Glória do Outeiro e presidente da Academia Brasileira de Educação.