Carlos Alberto Schneider

Posse: 2011
Cadeira: 29
Patrono: Ary Marques Jones

Tem graduação (1972) e mestrado (1974) em Engenharia Mecânica pela UFSC e doutorado em Engenharia pela Rheinisch-Westfalischen Technischen Hochschule/Aachen (1978). Implantou a Fundação CERTI em 1984, inicialmente compartilhando espaços com o  Laboratório de Metrologia e Automatização do Departamento de Engenharia Mecânica da Universidade Federal de Santa Catarina, onde atuou como professor titular por mais de 30 anos, até 2010.

Considerado um dos principais fomentadores do Polo Tecnológico de Florianópolis,  Schneider esteve à frente de muitos programas e projetos mobilizadores pioneiros ao longo de sua trajetória. Por sua relevante atuação no segmento de Tecnologia e Inovação no país, recebeu diversos prêmios, como a Medalha do Conhecimento, em 2007; o Prêmio FINEP de Inovação na categoria Instituição de Ciência e Tecnologia, por meio da CERTI, em 2009; e no mesmo ano, foi agraciado com a medalha Luiz Henrique da Silveira de Relações Internacionais na categoria Cooperação Acadêmica, em reconhecimento por seus esforços em prol da vocação tecnológica e da inovação em Santa Catarina e por promover o nome do Estado além das fronteiras brasileiras.

Após deixar o cargo de Superintendente Geral na Fundação CERTI, Schneider passou a integrar o Conselho de Curadores da instituição. Hoje é, também, membro do Conselho Deliberativo da Alumni EMC.