Ary Frederico Torres

Atual Ocupante: Vahan Agoyan
Posse: 2013

Ary Frederico Torres foi um engenheiro civil, pesquisador, educador e empreendedor. Seu nome, já conhecido dos paulistanos por designar uma das principais pontes da cidade, marca a autoria de inúmeros feitos, entre eles a criação do IPT, em 1934.

Seu trabalho foi essencial para o desenvolvimento da construção civil no País. Em sua trajetória profissional, dedicou-se à pesquisa do concreto, sem a qual não teriam sido construídos os primeiros arranha-céus de concreto armado de São Paulo e do Rio de Janeiro.

Ary Torres foi fundador e presidente de importantes instituições brasileiras, como a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), a Associação Brasileira de Cimento Portland (ABCP), a Associação Brasileira de Metais (ABM), a Cia. Siderúrgica Nacional (CSN) e o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico ( BNDE )

Defendia as políticas nacionais de infraestrutura e industrialização, enfatizando a importância da educação, da pesquisa tecnológica e da autonomia dos institutos de pesquisa. Circulava com facilidade entre o meio acadêmico, empresarial e político, articulando-os com rara habilidade. Esta capacidade de negociação transformou o pequeno Gabinete de Resistência de Materiais (GRM) em IPT, um instituto com autonomia para responder aos desafios da indústria e do desenvolvimento. Permaneceu na superintendência do Instituto até 1939.

Fonte: https://www.ipt.br/institucional/campanhas/26-personalidades_ipt___ary_torres.htm

ANTERIOR
PRÓXIMO