Antônio Ermírio de Moraes

Atual Ocupante: Ivan Müller Botelho
Posse: 1994

Antônio Ermírio de Moraes (São Paulo, 4 de junho de 1928 — São Paulo, 24 de agosto de 2014) foi um empresário, engenheiro e industrial brasileiro. Foi presidente e membro do conselho de administração do Grupo Votorantim.

Após se formar no Colégio Rio Branco, tradicional escola da cidade de São Paulo, formou-se em engenharia metalúrgica em 1949 pela Colorado School of Mines, mesma universidade que o seu pai, José Ermírio, estudou.

Na década de 1950, o Grupo Votorantim decidiu concorrer com os grandes produtores de alumínio, como Alcan, Alcoa e Vale, fundando a Companhia Brasileira de Alumínio. A CBA iniciou suas operações em 1955 produzindo 4 mil toneladas. Em seu cinquentenário a CBA produziu 400 mil toneladas.

Após assumir o Grupo Votorantim, Antônio Ermírio transformou-o em uma multinacional, com a aquisição de uma fábrica de cimento, a Cimenteira St. Mary’s no Canadá. O Grupo Votorantim expandiu ao longo dos anos, chegando a contar com mais de 60 mil funcionários. A Votorantim atua nas áreas de cimento, celulose, papel, alumínio, zinco, níquel, aços longos, filmes de polipropileno biorientado, especialidades químicas e suco de laranja.

Antônio Ermírio criou a Votorantim Ventures, um fundo de investimento para investir em áreas tão diversas como biotecnologia, bioinformática, distribuição de MRO, serviços de datacenter e de call center, comércio eletrônico e biodiversidade.

Fonte da pesquisa: https://pt.wikipedia.org/wiki/Ant%C3%B4nio_Erm%C3%ADrio_de_Moraes