Antônio Augusto Fernandes Pinheiro

Atual Ocupante: Antonio Marcus Nogueira Lima
Posse: 2014

Nascido no Rio de Janeiro e engenheiro civil pela Escola Central, hoje Politécnica da UFRJ. Foi sócio honorário da Associação Industrial e Presidente do Clube de Engenharia e exerceu diversas comissões do Ministério da Agricultura.

Foi autor dos textos:

  1. Industrias têxtis. Vem no relatório sobre a exposição universal de 1867, redigido pelo secretário da Comissão Brasileira, Constâncio Júlio de Villeneuve, sendo o doutor Fernandes Pinheiro o encarregado desta parte do dito relatório.
  2. Estrada de ferro de Campos a Macaé. Rio de Janeiro, 1869.
  3. Relatório dos trabalhos executados no prolongamento da estrada de ferro da Bahia durante o ano de 1877, apresentado ao ministro da Agricultura. Bahia, 1878.
  4. Arquivos da exposição da indústria nacional. Atas, pareceres e decisões do júri geral da exposição da indústria nacional, realizada no Rio de Janeiro em 1881, precedidos de uma introdução pelo engenheiro civil Antônio Augusto Fernandes Pinheiro, etc. Rio de Janeiro, 1882, 568 pags. In -8º e mais 168 da introdução.

Além da introdução e colaboração desta obra, há ali três pareceres de Fernandes Pinheiro, a saber:

– Parecer sobre o velocípede a vapor e a máquina do sistema Flauder para aplainar cilindros de locomotivas expostos pela estrada de ferro D. Pedro II.

– Parecer sobre papeis pintados para forrar casas -pags. 333 a 347.

– Parecer sobre materiais de transportes terrestres e acessórios de veículos e de vias férreas – pags. 348 a 368

A primeira diretoria do Clube de Engenharia foi eleita após a aprovação de seu estatuto pelo Imperador D. Pedro II através do Decreto Imperial nº 8.253 de 10 de setembro de 1881.  Seu primeiro presidente eleito, Antônio Augusto Fernandes Pinheiro, ocupou o cargo de novembro de 1881 a agosto de 1884, sucedendo o engenheiro João Martins da Silva Coutinho.

Fonte da pesquisa: Diccionario Bibliographico Brazileiro

https://pt.wikisource.org/wiki/Diccionario_Bibliographico_Brazileiro/Antonio_Augusto_Fernandes_Pinheiro