Allyrio Hugueney de Mattos

Atual Ocupante: Álvaro Maia da Costa
Posse: 2012

Allyrio Carlos Hugueney de Mattos, engenheiro, astrônomo e professor, nasceu na cidade de Cuiabá (MT), em 1889, filho de Joaquim Francisco de Mattos e de Eufrosina Hugueney de Mattos. Ingressou por marcada vocação, na Escola Politécnica do Rio de Janeiro (1909), onde conclui o curso com raro brilhantismo (1913), obtendo a medalha Gomes Jardim pelo seu desempenho. Inteligência, rapidez de raciocínio e memória prodigiosa são atributos apontados pelos alunos ao Professor e Assistente Interino da Cadeira de Topografia (1915-1926, respectivamente) e, a seguir, Catedrático de Astronomia de Campo e Geodésia Elementar (1930). Também por concurso, foi admitido no Observatório Nacional como Astrônomo (1917), cargo que exerceu até 1938 quando, pela Constituição do Estado Novo teve que fazer opção, permanecendo no cargo de Catedrático da Escola Politécnica até sua aposentadoria, em 1957.

Consultor técnico do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, atuou no Conselho Nacional de Geografia na capacidade de Assistente Coordenador de Cartografia, Subdiretor de Geodésia e Cartografia e Diretor da Divisão de Cartografia.

Durante sua vida profissional, recebeu o Professor Allyrio de Mattos numerosas homenagens e mereceu diversos títulos honoríficos, destacando-se a comenda da Ordem La Rose Blanche, do Governo da Finlândia pelos relevantes serviços prestados durante o eclipse total do sol (1948), além de Sócio Honorário Fundador da Sociedade Brasileira de Cartografia (1963), de Professor Emérito da Universidade do Brasil (1948), entre outros de igual expressão.

Em reconhecimento ao cientista precursor da implantação de levantamentos geodésicos no Brasil o Conselho Nacional de Geografia, em 1972, perpetua sua memória prestando-lhe significativa homenagem em vida, ao denominar Base Allyrio de Mattos o marco norte de número 2250, situado em sua cidade natal, Cuiabá. Ao falecer, em 1975, deixou importante contribuição para a evolução do pensamento cartográfico brasileiro.

Fonte de Pesquisa : https://memoria.ibge.gov.br/sinteses-historicas/pioneiros-do-ibge/allyrio-hugueney-de-mattos.html