Aderson Moreira da Rocha

Atual Ocupante: Albert Cordeiro Geber de Melo
Posse: 2016

O Dr. Aderson Moreira da Rocha, nasceu em 1911 em Fortaleza. Filho do ex-Deputado Federal Dr. Manuel Moreira da Rocha e de Amália Moreira da Rocha. Aderson Moreira da Rocha era formado em Engenharia pela Escola Politécnica do Rio de Janeiro e foi Professor catedrático da Escola de Arquitetura e da Escola de Engenharia da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aderson Moreira da Rocha foi, ainda, professor honoris causa de várias Universidades estrangeiras, ajudou a organizar o curso de Engenharia da Universidade de Brasília, fundou várias revistas técnicas que difundiam artigos, principalmente sobre cálculo estrutural e sobre concreto armado, formou grande contingente de calculistas que dele receberam segura orientação técnica e profissional e foi um dos responsáveis pela massificação do uso do concreto armado no Brasil. Inclusive, em Brasília, o cálculo da primeira ponte sobre o Lago Paranoá foi de sua autoria.

Fontes de Pesquisa: http://www.senado.gov.br, multiply família Moreira da Rocha e Revista do Instituto do Ceará ( Histórico , Geográfico e Antropológico ).