Tércio Pacitti

Posse: 1991
Falecimento: 2014
Cadeira: 43
Patrono: Casimiro Montenegro Filho (Marechal do Ar)

Tércio Pacitti foi um dos pioneiros da Computação do Brasil e um de seus maiores expoentes. Nascido em 1928 na cidade de Piracicaba, formou-se no ITA, em Engenharia Aeronáutica, em primeiro lugar da turma, em 1952. Fez seu Mestrado (1961) e Doutorado (1971) no Departamento de Engenharia Elétrica e Ciência da Computação da Universidade da Califórnia em Berkeley.

Foi Reitor do ITA de 1982 a 1984; idealizou, concebeu e criou a Engenharia da Computação, que é curso que não está associado a uma única Divisão Acadêmica do ITA, o que caracteriza flexibilidade no ensino e interdisciplinaridade de áreas do saber.

No Comando da Aeronáutica, como Oficial General, teve como seu último posto a chefia da Diretoria de Engenharia, em 1986 e 1987, época em que também presidiu a ADESG. Foi presidente do Conselho de Informática do Estado do Rio de Janeiro de 1987 a 1990.  Pertencia à Academia Nacional de Engenharia e era consultor científico da presidência da Consist.

No final da década de 60 atuou junto à Universidade Federal do Rio de Janeiro, no Departamento de Cálculo Científico da COPPE, tendo sido seu primeiro chefe. Aquele departamento posteriormente passou a ser o reconhecido Núcleo de Computação Eletrônica (NCE) da UFRJ. No final do ano de 2010 o NCE/UFRJ passa a se denominar Instituto Tércio Pacitti de Aplicações e Pesquisas Computacionais.

O Maj. Brig. Pacitti foi detentor de altas condecorações, dentre essas: Medalha do Mérito Santos Dumont; Grande Oficial da Ordem do Ipiranga do Estado de São Paulo; Ordem do Mérito Militar, Grande Oficial, da Força Aérea Brasileira; Ordem do Mérito Militar, Grande Oficial, do Exército Brasileiro, Ordem do Mérito Militar, Grande Oficial, da Marinha do Brasil, Ordem do Mérito da Engenharia Militar, Ordem do Mérito das Forças Armadas, Grande Oficial, do Estado Maior das Forças Armadas, Ordem Rio Branco do Ministério de Relações Exteriores, Medalha Inconfidência do Governo do Estado de Minas Gerais, Medalha do Pacificador do Exército Brasileiro; Cidadão Honorário do Estado do Rio de Janeiro, Membro Titular da Academia Nacional de Engenharia; Grã Cruz da Ordem do Mérito Científico da Presidência da República do Brasil.

Fonte: http://www.ita.br/noticias/majorbrigadeiroengenheirotrciopacitti

Túlio Romano Cordeiro de Mello

Posse: 1991
Falecimento: 2003
Cadeira: 156
Patrono: Marcelino Ramos da Silva

Tullio Romano Cordeiro de Mello nasceu em Recife, Pernambuco, em 1924. Filho de Augusto Cordeiro de Mello e Maria Bertina Cordeiro de Mello. Formou-se engenheiro mecânico-eletricista pelo Instituto Eletrotécnico de Itajubá, em 1949.

Começou sua carreira na Fábrica Nacional de Motores – FNM. Trabalhou em seguida na Hadan Engenharia Ltda., tendo participado, nessa empresa, do projeto de iluminação pública da cidade de Bela Vista e da elaboração de orçamentos e especificações técnicas para a reconstrução da Usina Hidrelétrica Casca II, em Cuiabá, entre 1951 e 1952. Na mesma época, trabalhou na F. A. Ditll Engenharia Ltda., de 1951 a 1952, e na Automáticos Elétricos Ltda., de 1951 a 1954, sendo que, nessa última empresa, tomou parte na construção da central geradora termelétrica da Usina Barcelos e do estudo para recuperação da barragem da Usina Hidrelétrica Aiuroca.

Em 1954, transferiu-se para a Deerns Planejamento e Engenharia S.A., subsidiária da Advies Bureau P. W. Deerns N. V. e da Nederlandsch Bureau voor Engenieurswerke, ambas com sede em Haia, Holanda, tornando-se seu diretor executivo, entre 1957 e 1960. Nessa empresa, dirigiu o Projeto de Via Navegável Tibagi-ParanapanemaParaná-Ivinheima-Brilhante, entre 1954 e 1959. Em 1960, foi contratado pela Rio Light S.A., onde vários cargos até 1979.  

De 1976 a 1978, exerceu o cargo de diretor da Brascan Administração e Investimentos Ltda. – BAI. Com a compra da Light pela Eletrobras, em 1979, passou a diretor de Planejamento Empresarial da companhia, de 1979 a 1982. Em 1982, foi consultor da Vice-Presidência da Eletricidade de São Paulo S.A – Eletropaulo. Retornou à Light em 1984. Assumiu a presidência da empresa em maio de 1985, em substituição a Luiz Oswaldo Norris Aranha. Permaneceu no cargo até abril de 1990.

Tullio Cordeiro de Mello faleceu no dia 30 de maio de 2003, na cidade do Rio de Janeiro.

Fonte: https://www.memoriadaeletricidade.com.br/acervo/382/tullio-romano-cordeiro-de-mello