Noberto Odebrecht

Posse: 1991
Falecimento: 2014
Cadeira: 91
Patrono: Henrique de Novaes

Nascido em 1920 na capital de Pernambuco, Recife, principal centro econômico do Nordeste brasileiro. Cinco anos mais tarde o seu pai, Emílio Odebrecht, se mudaria para Salvador, na Bahia, área metropolitana promissora para o mercado da construção civil, pois demandava obras de infraestrutura. Com 15 anos, iniciou contato com a construtora de sua família. Cursou o CPOR de Salvador na turma de 1941, arma de Artilharia. Após se formar na Escola Politécnica da Bahia, fundou em 1944 a empresa de construção que deu origem ao que é hoje a Organização Odebrecht, sediada na capital baiana. Ele era bisneto de Emil Odebrecht, um engenheiro alemão geodésico e cartógrafo, que emigrou para o Brasil em 1856.

Após algumas décadas no mercado, a empresa tornou-se um conglomerado que atua em todos os continentes e emprega mais de 180 mil pessoas em 23 países ao redor do globo.

Levando a tradição do pai na área de engenharia, concreto armado e construção civil, Norberto construiu uma das maiores fortunas do país. Este fato o transformou no 9º homem mais rico do Brasil, segundo a edição brasileira da revista Forbes.

Faleceu em 2014.

 

Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Norberto_Odebrecht