Júlio Ferry do Espírito Santo Borges

Posse: 1992
Falecimento: 1993

Nasceu em Lisboa, em 1922, e concluiu, em 1945, o curso de engenharia civil do Instituto Superior Técnico, com a mais alta classificação do Instituto nesse ano. Em 1943, ainda aluno do IST, foi colaborador de Manuel Rocha no Centro de Estudos de Engenharia Civil, uma das bases da criação, em 1947, do Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC), onde posteriormente desempenhou várias funções.

A tese que apresentou, em 1954, ao concurso para obtenção do grau de Investigador do LNEC, sob o tema “Dimensionamento de Estruturas”, é um trabalho notável que veio a constituir o quadro orientador de toda a atividade de investigação no domínio das estruturas realizada neste Laboratório Nacional, da qual foi indiscutível maestro e o mais brilhante solista.

Deu contribuições notáveis para o progresso dos conhecimentos na área da Engenharia Sísmica, entre os quais se destaca a participação muito ativa no Simpósio sobre a Acção dos Sismos, organizado pela Ordem dos Engenheiros em 1955, por ocasião do bicentenário do sismo de 1755, no qual foram lançadas as bases para a consideração da ação dos sismos no cálculo das estruturas, constituindo assim o que muitos consideram ser o evento fundador da moderna Engenharia Sísmica Portuguesa. Também o Curso Earthquake Engineering, publicado em 1969, em colaboração com o Investigador do LNEC Artur Ravara, pode ser considerado um marco neste domínio da engenharia.

Foi autor de vários projetos de estruturas de betão armado, construídas em Lisboa, nomeadamente dos edifícios da lota do Porto de Pesca, do Palácio da Justiça, do Teatro Nacional e da sede do Banco Espírito Santo. Participou na organização e regência de vários cursos internacionais.

Foi condecorado em Portugal com a Ordem de Santiago da Espada, no Brasil com a Ordem do Cruzeiro do Sul, e em França com a Ordem Nacional do Mérito. Faleceu em setembro de 1993.