Faleceu no dia 5 de julho o engenheiro civil Carlos Henrique Medeiros, em decorrência da covid-19. Medeiros era presidente da Comissão Técnica de Barragens da ABMS e vice-presidente para a América da ICOLD, a Comissão Internacional de Grandes Barragens. Também foi presidente do Comitê Brasileiro de Barragens (CBDB), onde era Presidente Honorário.

Professor e Consultor na área de barragens, Carlos Henrique Medeiros sempre foi um defensor combativo da engenharia nacional e uma voz atuante e agregadora em segurança de barragens. Após o colapso da barragem Fundão em Mariana, em 2015, a ANE, por iniciativa do Presidente Francis Bogossian, do Vice-Presidente, Flavio Miguez de Mello e do Acadêmico Alberto Sayão e o CBDB, por meio de Carlos Henrique  Medeiros, organizaram diversos e importantes eventos técnicos itinerantes pelo Brasil.

Carlos Henrique Medeiros era engenheiro civil pela Universidade Federal da Bahia e mestre em geotecnia pela Universidade de São Paulo. Também era doutor pela University of Newcastle Upon Tyne. Aposentou-se, ainda, como professor titular da Universidade Federal de Feira de Santana (UEFS). Tão importante foi seu trabalho técnico e social que foi agraciado com o título de Amigo da Marinha Brasileira.