John Tinsley Oden (Membro Correspondente)

Posse: 1999

Vice-presidente associado de pesquisa e diretor do Instituto de Engenharia e Ciências Computacionais (ICES) da Universidade do Texas em Austin. Ele foi o Diretor fundador daquele Instituto, criado em janeiro de 2003 como uma expansão do Instituto Texas de Matemática Computacional e Aplicada, também dirigido por Oden por mais de uma década. Ele detém a Cátedra de Regentes da Família Cockrell em Engenharia e a Cátedra Peter O’Donnell Jr. Centennial em Sistemas de Computação na Universidade do Texas em Austin.

Em 1959, o Dr. Oden se formou em engenharia civil pela LSU. Ele então obteve um Ph.D. em Engenharia Mecânica pela Oklahoma State University em 1962.

Dr. Oden começou sua pesquisa em mecânica computacional e mecânica aplicada na década de 1960. Seu tratado, Finite Elements of Nonlinear Continuaé citado como tendo não apenas demonstrado o grande potencial dos métodos computacionais para a produção de realizações quantitativas das teorias mais complexas do comportamento físico de materiais e sistemas mecânicos, mas também estabelecido uma nova disciplina construída sobre conceitos em matemática, ciências da computação, física e mecânica.
Desde então, a Mecânica Computacional se tornou uma disciplina fundamentalmente importante em todo o mundo, ensinada em todas as principais universidades e objeto de pesquisa contínua e atividade intelectual. O Dr. Oden publicou extensivamente neste campo e em áreas relacionadas nas últimas três décadas.

O Dr. Oden é autor ou editor de mais de 500 livros científicos, capítulos de livros, ensaios, artigos e documentos de conferências, incluindo 50 livros e monografias. Ele também é editor da série Elementos Finitos em Problemas de Fluxo e de Métodos Computacionais em Mecânica Não Linear. Entre os 49 livros e capítulos de livros que ele escreveu ou editou estão Contact Problems in Elasticity , uma série de seis volumes: Elementos Finitos, Uma Introdução à Teoria Matemática dos Elementos Finitos e vários livros didáticos, incluindo Análise Funcional Aplicada e Mecânica de Estruturas Elásticas , e, mais recentemente, A Posteriori Error Estimation in Finite Element Analysis, com M. Ainsworth.

A pesquisa atual do Dr. Oden se concentra no desenvolvimento de métodos computacionais para modelagem multi-escala, com aplicações para fabricação de semicondutores e em modelos de computador para o controle adaptativo de terapias a laser para câncer.

O Dr. Oden é membro da Academia Nacional de Engenharia dos Estados Unidos e da Academia Nacional de Engenharia do México, além de Membro Honorário da ANE. Ele atua como co-presidente do Painel da Accelerated Strategic Computing Initiative (ASCI) para Sandia National Laboratories. Ele é membro do Grupo de Trabalho 5 do IUTAM em Mecânica Computacional e atua em vários comitês organizacionais, científicos e consultivos para conferências e simpósios internacionais. Ele é editor da revista internacional Computer Methods in Applied Mechanics and Engineering e atua no conselho editorial de 27 revistas científicas.

Dr. Oden recebeu vários prêmios por suas realizações. Ele é membro honorário da American Society of Mechanical Engineers e Fellow do IACM, AAM, ASME, ASCE, SES e BMA. Ele é Fellow, membro fundador e primeiro presidente da US Association for Computational Mechanic e da International Association for Computational Mechanic. Ele é membro e ex-presidente da American Academy of Mechanics e da Society of Engineering Science. Entre os diversos prêmios que recebeu por seu trabalho, o Dr. Oden recebeu o Prêmio de Mecânica Computacional da Sociedade Japonesa de Engenheiros Mecânicos, Medalha AC Eringen, Medalha Worcester Reed Warner, Melvin R.Medalha Lohmann, a Medalha Theodore von Karman, a medalha John von Neumann, a Medalha do Congresso Newton-Gauss e a Medalha Stephan P. Timoshenko. Ele também foi nomeado cavaleiro como “Chevalier des Palmes Academiques” pelo governo francês e possui quatro doutorados honoris causa, pela Universidade Técnica de Lisboa em Portugal, a Faculte Polytechnique na Bélgica, Universidade de Tecnologia de Cracóvia na Polônia e a École Normale Superieure de Cachan na França. O Dr. Oden foi premiado com uma Menção Presidencial por suas contribuições notáveis ​​para a Universidade do Texas em Austin, o equivalente a um doutorado honorário.Ele é listado pelo Institute for Scientific Information como um dos pesquisadores mais citados no mundo de 1981-1999 em revistas revisadas por pares.