O Professor Paulo Alcântara Gomes, Membro Titular da Academia Nacional de Engenharia (ANE) foi agraciado com o título de Professor Emérito da UFRJ. O Conselho Universitário  da universidade aprovou, por unanimidade, a concessão do título, na sessão solene do dia 27 de abril. A honraria é concedida a professores aposentados que se distinguiram por atividades didáticas e de pesquisa ou que tenham contribuído, de modo notável, para o progresso da Universidade. A indicação de Paulo Alcântara Gomes para o título foi uma iniciativa da Congregação da Escola Politécnica da UFRJ.

Membro fundador da Academia Nacional de Engenharia, onde foi também presidente, Paulo Alcântara Gomes possui graduação em Física e em Engenharia Civil pela UFRJ, mestrado e doutorado em Engenharia Civil pela COPPE/UFRJ. Professor Titular aposentado da Escola de Engenharia da UFRJ. Foi diretor da COPPE/UFRJ entre 1978 e 1982 e Reitor da Universidade Federal do Rio de Janeiro entre 1994 e 1998.

Ao longo de sua trajetória profissional obteve diversos prêmios e reconhecimentos nacionais como a Medalha Pedro Ernesto (2003), Membro titular da Academia Pan-Americana de Engenharia (2001), Medalha do Pacificador (2001), Ordem das Palmas Acadêmicas – França (1998). É também Membro Titular da Academia Brasileira de Educação. A data da entrega do título ainda será definida pela Reitoria da Universidade.