Durante a Sessão Solene do aniversário de 30 anos da ANE foram lançados o livro “Engenharia, Inovação e Desenvolvimento Sustentável”, o relatório “Engenharia para o Futuro”, além do documento “Avaliação e Perspectivas do Ensino de Engenharia no Brasil”.  Os trabalhos são resultado das discussões e análises do Comitê Permanente de Inovação, coordenado pelo Acadêmico José Roberto Castilho Piqueira, do Grupo de Trabalho para Engenharia do Futuro, liderado pelo Acadêmico José Roberto Boisson de Marca, e do Comitê Permanente de Ensino, comandado pelo Acadêmico Paulo Alcântara Gomes.

O livro “Engenharia, Inovação e Desenvolvimento Sustentável”, editado pela Ateliê Editorial, traz 10 capítulos com artigos que abordam diferentes aspectos da engenharia. Agricultura, Ciência de Dados, Mineração, Saúde, Startups, Economia e experiências de sucesso estão presentes no livro. “A engenharia deve buscar inovações que ajudem no desenvolvimento da sociedade e melhorem a qualidade de vida de nossa população. Esse foi um dos fios condutores de nossas discussões no comitê”, explicou o Acadêmico José Roberto Piqueira.

O relatório “Engenharia para o Futuro” é uma contribuição da Academia Nacional de Engenharia para projetar uma sociedade moderna e menos desigual. O texto é sensível aos problemas e fragilidades do país, além de incluir oportunidades e diferenciais de competitividade para a engenharia nacional e debate áreas estratégicas nas quais o Brasil pode ter posições de liderança.

No documento, as áreas selecionadas estão divididas em duas categorias: estruturantes e estratégicas. Nos setores estruturantes são debatidos: energia, habitação, saneamento e recursos hídricos, tecnologia da informação e transportes e mobilidade. Entre os temas e setores estratégicos estão: agronegócios, ambientes inteligentes, biodiversidade, desigualdade e inovação social, indústria aeroespacial, recursos minerais. O relatório pode ser adquirido no site da editora, que tem sua versão digital disponível gratuitamente, traz também diversos  dados e informações que podem ser consultados através de QR Codes presentes nas páginas.

O relatório “Avaliação e Perspectivas do Ensino de Engenharia no Brasil”, disponível somente no formato digital, traz temas que interferem na organização e na qualidade do ensino de engenharia, como a revolução do conhecimento, o panorama da ciência e  da tecnologia no Brasil, a necessidade de reformas nas universidades e no ensino de engenharia além de proposições para a reorganização curricular dos cursos de engenharia.

Ele tem por objetivo oferecer subsídios e sugestões para a modernização dos cursos de engenharia e apoiar os cursos de engenharia do país em seu processo de reformulação.  O documento também traz informações complementares que podem ser consultadas através dos QR Codes disponibilizados no documento.

Os relatórios “Engenharia para o Futuro” e “Avaliação e Perspectivas do Ensino de Engenharia no Brasil” estão disponíveis em nosso site. Já o livro Engenharia, Inovação e Desenvolvimento Sustentável” pode ser adquirido no site da editora