O Professor do Programa de Engenharia Elétrica da Coppe/UFRJ, Acadêmico Richard Stephan, lançou recentemente o livro Introdução à Engenharia Elétrica de Potência, que mostra um panorama deste curso e aborda o lado profissional e social de quem atua na área. Publicado pela editora Ciência Moderna, a obra tem como proposta inserir os estudantes no contexto da engenharia nacional, a partir de uma perspectiva histórica e com uma visão do futuro, destacando-se de outras obras do gênero que são voltados exclusivamente para a orientação vocacional.  O livro será adotado no curso de Engenharia Elétrica da Escola Politécnica da UFRJ, da qual Richard também é docente.

Com prefácio do Acadêmico Luiz Bevilacqua, do Programa de Engenharia Civil da Coppe e professor emérito da UFRJ, o livro tem uma abordagem motivadora mostrando de forma direta o que oferece um curso de Engenharia Elétrica de Potência. Trata-se de “uma obra rara na literatura técnico-científica, cujo leque temático cobre desde a introdução de conceitos fundamentais em geração e transmissão de energia até o compromisso social do engenheiro, sem esquecer a perspectiva transcendental que temos de nós mesmos”, diz Bevilacqua no prefácio.

Além de apresentar as matérias a serem cursadas, o conteúdo da obra explora outros “ingredientes” como exercícios, leituras, trabalhos em grupo, seminários, visitas, experiências de laboratório e aulas expositivas, também com links para as que foram gravadas no YouTube, além de consultas a artigos técnicos no Portal de Periódicos da Capes.

Na obra, Richard ainda aborda temas bem atuais, de forma a incentivar os alunos a pensarem desde o início em que cenário nacional e mundial estarão atuando, e ainda a planejar a própria carreira, incluindo o desenvolvimento de novas tecnologias. Entre os tópicos estão empreendedorismo de base tecnológica, tecnologia disruptiva, patentes e publicações, níveis de maturidade tecnológica (TRL), sustentabilidade e os objetivos de desenvolvimento sustentável da ONU, os ODS.