O Acadêmico José Carlos Sussekind é um dos homenageados na série de painéis que decoram, desde o final do ano passado, o campus Porto Velho Calama do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO). A nova estrutura visual faz parte do investimento na melhoria da infraestrutura e procura tornar o ambiente mais atrativo ao aprendizado, além de celebrar a primeira década do campus.

O painel de José Carlos Sussekind está na área das engenharias e ao lado do painel do arquiteto brasileiro Oscar Niemeyer. Engenheiro de estruturas e fundações, José Carlos Sussekind, se notabilizou pelos cálculos nas principais obras de Niemeyer após 1970. Ao tomar conhecimento da homenagem, Sussekind sentiu-se extremamente honrado.

Para completar a homenagem, o Acadêmico Sussekind foi convidado para ministrar um palestra no campus, o que deve ocorrer em junho. Outro brasileiro homenageado foi o educador Paulo Freire. Além deles, outras personalidades figuram nos painéis como fonte de inspiração para os estudantes: Ada Byron Lovelace, Alan Turing, Benjamin Franklin, Gustave Eiffel, Linus Carl Pauling, Louis Pasteur, Marie Courie, Michael Faraday, Nikolas Tesla, Paulo Freire e Steve Job.