Foi realizado no dia 29 de julho de 2021, de forma virtual, pelo Consulado japonês, a cerimônia de condecoração da Primavera 2020, a do 2º ano da Era Reiwa, onde o Acadêmico Edson Hirokazu Watanabe foi condecorado com o título “A Ordem do Sol Nascente, Raios de Ouro com Laço”, na categoria Estrangeira. A homenagem é concedida pelo governo do Japão.

A Cerimônia foi aberta pelo consul-geral do Japão no Brasil, Ken Hashiba, que apresentou algumas das realizações de Watanabe ao longo de sua carreira. Em seguida, a reitora da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), instituição onde Watanabe atual há vários anos, também apresentou um breve depoimento. “Sua trajetória muito honra a UFRJO

Também membro da ANE e colega de Watanabe na COPPE-UFRJ, a quem orientou na graduação, o Acadêmico e Professor Emérito da UFRJ Luiz Bevilacqua disse que estava imensamente feliz por participar da homenagem que, na sua visão, estreita os laços de amizade entre o Brasil e o Japão, além da estimular a cooperação científica e tecnológica, e ser justa.

Bevilacqua recordou que conheceu Watanabe quando ele ainda era alunos da graduação e teve um excelente desempenho na disciplina de Dinâmica, coordenada por ele, sendo convidado para ser monitor da turma. Bevilacqua lembrou ainda que recentemente Watabane foi citado como um dos brasileiros mais conhecidos no mundo acadêmico internacional por suas contribuições científicas e tecnológicas. “Estende essa homenagem à sua família, em especial à sua esposa, que certamente tem uma importante contribuição nesta honraria que hoje lhe é concedida. Parabéns e que seja longa a nossa cooperação.

Ainda participaram a filha do Acadêmico, Beatriz Watanabe que dividiu com os participantes algumas recordações familiares.

Emocionado, Edson Watanabe agradeceu a todos, especialmente àqueles que se fizeram um breve discursivo. “Confesso que foi com grande surpresa que recebi a notícia dessa condecoração em 2020. É uma honra muito grande receber uma condecoração desse porte. Em função da pandemia à entrega foi adiada para 2021”, disse Watanabe que relembrou de forma rápida a trajetória de sua família, além de sua experiência no Japão, assim como as impressões que teve dessa sociedade e os valores que observou lá e considera importantes para toda a humanidade.

Destacou a importância da ética, da honestidade e da valorização do coletivo sobre o individual como aspectos fundamentais para a convivência em uma sociedade mais fraternal e igual.

Relembrou um premio que recebeu em 2013, no Estados Unidos. “Na ocasião, lembro de ter dito:  não tenho certeza de que mereço receber essa condecoração, mas tenho certeza que não vou devolvê-la. Em tempos de Covid, cuidem-se”, finalizou.