A Academia Nacional de Engenharia divulgou a lista de selecionados para novos membros titulares e correspondente da entidade. Os 11 eleitos no processo de seleção 2020/2021 para membro titular e mais sete engenheiros admitidos anteriormente, que ainda não tomaram posse, serão empossados no próximo dia 28, durante a Sessão Plenária, que ocorrerá de forma virtual. O membro correspondente recentemente eleito não precisa tomar posse. Todos os nomes foram ratificados em Assembleia Geral Extraordinária, realizada no 23 de junho, após análise das Comissões de Seleção e de Ética.

Tomarão posse no próximo dia 28 como membro titular: Afonso Figueiredo Filho; Alberto Ramy Mansur; Antônio Carlos Capeleiro Pinto; Armando Morado Ferreira; Benedito Pinto Ferreira Braga Junior; Eduardo Pacheco Jordão; Emilio Kazunoli Matsuo; Ivo Barbi; João Irineu Marinho; José Antônio Aleixo da Silva; José Cláudio Geromel; José Fernando Xavier Faraco; Liedi Légi Bariani Bernucci; Luiz Carlos Guedes; Miguel Fernández y Fernández; Paulo Tadeu de Mello Lourenção; Plínio Oswaldo Assmann e Waldemar de Castro Leite Filho. Além desses, o engenheiro Sanjit Kumar Mitra foi eleito membro correspondente.

“É com muita satisfação que vamos empossar esses novos eleitos e também oficializar a situação de outros selecionados em anos anteriores e que não puderam comparecer à solenidade oficial. Este último ano, apesar das dificuldades impostas pela pandemia, foi bem produtivo para a Academia, realizamos eventos on-line, produzimos relatórios, elegemos a nova diretoria e tenho certeza de que esses novos membros irão somar ao nosso trabalho e contribuir para que possamos fortalecer a nossa Engenharia e a soberania do País”, disse o presidente da ANE, Francis Bogossian, ressaltando que esse ano as Comissões de Seleção e de Ética tiveram bastante trabalho.

“Recebemos vários currículos e fazer a escolha não foi tarefa fácil, pois todos os indicados eram engenheiros e profissionais qualificados para ingressar em nossa Academia, mas temos um limite de 200 membros e por isso não pudemos aceitar todos”, explicou Bogossian.

O ingresso na Academia Nacional de Engenharia (ANE) é feito por indicação dos membros titulares que enviam os nomes, junto com uma apresentação, para o Presidente. Em seguida, a relação é encaminhada para a Comissão de Seleção que avalia os currículos e seleciona os novos membros, a partir de critérios pré-estabelecidos. Os nomes selecionados são submetidos à Comissão de Ética, que faz uma nova análise dos futuros membros e encaminha a lista, com suas recomendações, para eleição em Assembleia Geral Extraordinária.

Quem serão os novos membros da ANE:
Afonso Figueiredo Filho – Engenheiro Florestal com mestrado, doutorado e pós-doutorado em Manejo Florestal pela Universidade Federal do Paraná, onde atuou como professor. Desenvolveu pesquisas importantes na área de manejo florestal, tanto em plantações como em florestas subtropicais nativas, bem como em florestas tropicais da Amazônia.

Alberto Ramy Mansur – Engenheiro Químico pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e Administrador de Empresas pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Atuou como professor e empresário. Recebeu diversas honrarias como a Medalha do Conhecimento, e do Mérito Tecnológica/Empresarial (2008 e 2010).

Antônio Carlos Capeleiro Pinto – Engenheiro Eletricista pelo IME, mestre em Engenharia de Petróleo, com MBA em Gestão Avançada de Negócios e em Gestão Empresarial Avançada Principal liderança técnica da Petrobras, hoje na PPSA, para o desenvolvimento da produção das maiores descobertas em águas profundas na década de 90.

Armando Morado Ferreira – Oficial Engenheiro Militar, mestre em Engenharia Mecânica e em Ciências Militares. MBA Executivo, Curso Superior de Defesa e Curso de Política Estratégia e Alta Administração do Exército. Comandante e Reitor do Instituto Militar de Engenharia (IME).

Benedito Braga – Engenheiro Civil, mestre em Hidráulica e em Hidrologia. Presidente da Companhia de Saneamento Básico do Estado de SP. É autor de 25 livros e capítulos de livros e de mais de 200 artigos científicos. Recebeu diversos títulos como a Honorary Membership da American Water Resources Association – AWRA.

Eduardo Pacheco Jordão – Engenheiro Civil com doutorado e especialização em hidráulica e saneamento. Como consultor, participou de importantes planos e projetos de saneamento, como o Plano Diretor de Esgotamento Sanitário da Região Metropolitana de São Paulo, e do projeto de sua principal estação de tratamento, a ETE Barueri.

Emilio Kazunoli Matsuo – Engenheiro Aeronáutico pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica. Começou sua carreira na Embraer. Trabalhou na Itália no Programa Militar AMX e no Controle Eletrônico fly-by-wire dessa aeronave. No final de 1990, tornou-se Diretor de Programas da família ERJ 145 (jato regional de 50 passageiros) da Embrer, em 2002 foi nomeado Diretor de Engenharia de Desenvolvimento.

Ivo Barbi – Doutor em Engenharia Elétrica pelo Institut National Polytechnique de Toulouse -INPT (França). Professor da Universidade Federal de Santa Catarina. Prestou serviços de consultoria para várias empresas e instituições, dentre elas: Weg, Embraco, Reivax, CP Eletrônica, NHS, Equisul.

João Irineu Marinho – Engenheiro Mecânico pela UFMG, Post Master of Business Administration – Gestão Empresarial pela Kellog School of Management Fundação Dom Cabral (EUA). grandes contribuições para a engenharia automotiva nacional e internacional. tem atuado no relacionamento entre o setor automotivo e o governo.

José Antônio Aleixo da Silva – Engenheiro agrônomo, tendo construído toda a sua carreira em Engenharia Florestal. Foi um dos fundadores da Engenharia Florestal da UFRPE e do programa de PG em Ciências Florestais da mesma universidade. É docente do curso de Engenharia Florestal desde a sua criação em 1976. É pesquisador PQ-1C do CNPq. Presidente da Academia Pernambucana de Ciência.

José Cláudio Geromel – Engenheiro Eletricista, especialidade em automação, concluiu o seu programa de mestrado na Faculdade de Engenharia Elétrica da Unicamp. Obteve o título de Docteur d’État em 1979 no LAAS/CNRS – França. Em 1991 atingiu o nível máximo 1-A como pesquisador do CNPq.

José Fernando Xavier Faraco – Engenheiro eletricista pela Universidade Federal de Santa Catarina. Sócio fundador e Presidente dos Conselhos de Administração da Digitro Tecnologia e da TAC – Tecnologia Automotiva Catarinense AS. Foi Vice-Presidente da CNI, conselheiro da FINEP, Fundador e Presidente do Sindicato das Indústrias de Informática do Estado de Santa Catarina.

Liedi Légi Bariani Bernucci – Engenheiro Civil. Diretora da Escola Politécnica da USP. Consultora em assuntos relacionados à infraestrutura de transportes, como trabalhos para concessionárias de rodovias, pistas de aeroportos, e vias em geral, no Brasil, na América Latina e África.

Luiz Carlos Guedes – Iniciou a carreira no IPT – Instituto de Pesquisas Tecnológicas como estagiário, tendo sido contratado como engenheiro pesquisador. Atualmente é diretor da Guedes Consultores, prestando serviços na área de Pesquisa e Inovação, tendo como principal cliente a TUPY S.A

Miguel Fernández y Fernández – Engenheiro Civil pela Politécnica da UFRJ, 1970, especializado em Hidráulica e Saneamento. Voltado para a “produção” de engenharia, com mais de 250 trabalhos no Brasil e no exterior.Diretor Regional (RJ) do Instituto de Engª, membro do Conselho Diretor do Clube de Engª e da Associação Bras. de Engª Sanitária. Palestrante e Cronista frequente, tanto registrando “causos”, temas de interesse da engenharia, do cotidiano e do Brasil. Autor da 9a e última edição do “Manual de Hidráulica”, já com mais de 125.000 livros vendidos. Trabalhou na SABESP e na MONTREAL-IESA, fundador da AQUACON.

Paulo Tadeu de Mello Lourenção – Doutor em Ciências Aeroespaciais pelo INPE/ (DLR – Alemanha), com graduação e Mestrado em Engenharia Aeronáutica pelo ITA. MBA em Gestão do Conhecimento, Tecnologia e Inovação pela USP. Foi Coordenador Técnico do Programa de Especialização em Engenharia da Embraer. Suas atuais áreas de interesse são educação em STEM, equipes em desenvolvimento integrado de produto e gestão da inovação

Plínio Oswaldo Assmann – Engenheiro Elétrico pela Escola Politécnica na USP. Participou da construção e instalação de grandes obras e empresas no Brasil: usina Paulo Afonso – BA, COSIPA – Cubatão, Companhia do Metropolitano de São Paulo – Metrô. Foi presidente da COSIPA e do IPT – Instituto de Pesquisas Tecnológicas.

Waldemar de Castro Leite Filho – concluiu o doutorado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal Rio de Janeiro. Pesquisador aposentado do Instituto de Aeronáutica e Espaço. Publicou artigos em periódicos especializados e trabalhos em anais de eventos. Recebeu prêmio e/ou homenagem. Coordenou projetos de pesquisa.

Sanjit Kumar Mitra – um dos nomes mais seniores da comunidade internacional de engenharia, nas áreas de circuitos e sistemas e processamento de sinais. Após uma carreira de 50 anos publicou centenas de artigos, teve inúmeros prêmios, como tornar-se membro das academias de engenharia dos EUA e de mais quatro países. Hoje, oito anos depois de se aposentar, continua ativo na NAE e no IEEE. Publicou mais de 100 artigos científicos com coautores brasileiros. Foi professor visitante da UFRJ.